Piscina Olimpica de Arica, palco dos Nacionais Damas, Sub 17, e sub 15 |
Aproveitamos este início de carnaval para apresentar aos nossos leitores um pouco das competições no Chile, proporcionando assim mais conhecimento sobre nossa modalidade na América do Sul.
Praticamente finalizada a temporada chilena (resta apenas a realização do Festival Sub 13), se pode dizer que o destaque foi o aumento de número de clubes nas competições e a inédita participação de brasileiros e brasileiras.
ADULTO MASCULINO
O campeonato nacional adulto masculino, disputado na província de Iquique, teve recorde de equipes com 9 postulantes ao título, o que não ocorria há muito tempo.
Os donos da casa, Club Union Morro, defendiam 6 anos consecutivos de campeões chilenos, um time com vários bons jogadores venezuelanos.
No modelo de dois triangulares, um na fase de grupos e outro para as finais, o resultado final foi:
CAMPEÃO - Club Stadio Italiano (Santiago do Chile)
2o Lugar* - Water Polo Stadio (Santiago do Chile)
3o Lugar* - Club Cabalito de Mar (Arica)
4o Lugar - Club Aquapolo (Antofagasta)
5o Lugar - Club Orcos (Santiago do Chile)
6o Lugar - Club Greenland (Santiago do Chile)
7o Lugar - Club Dragones de Iquique (Iquique)
Cabe também destacar a inédita participação de brasileiros no campeonato chileno. Gustavo Coutinho, mais conhecido como Guzinho, emprestado pelo Clube Paulistano, disputou a competição pelo Stadio Italiano.
Após participar do vitorioso ciclo olímpico do Brasil na Rio 2016, como membro da Comissão Técnica da Seleção Brasileira, o jovem técnico do Botafogo, João Brandão, foi contratado pelo Club Stadio Italiano.
Na primeira partida do triangular de disputa do título, Stadio Italiano e os anfitriões Union Morro fizeram o jogo considerado a final, onde a equipe visitante se saiu melhor, confirmando na partida seguinte a medalha de ouro ao derrotar o Club Nacional.
* Lamentável: As equipes do Union Morro (Iquique) e Club Nacional (Santiago) foram desclassificados por protagonizarem uma briga generalizada na partida que definia o segundo lugar da competição.
ADULTO FEMININO
O campeonato nacional de Damas contou com 6 equipes em uma competição marcada, como no masculino, pela presença de atletas do Brasil. O Aquapolo se reforçou com a goleira Thatiana Pregolini (Esporte Clube Pinheiros), o Greenland também fortaleceu sua defesa com a goleira Raquel de Pinho (Botafogo de Futebol e Regatas), e o Stadio Italiano teve o reforço da atacante Camila Barros (Sesi).
Resultado final foi:
CAMPEÃO - Club Stadio Italiano
2o Lugar - Club Greenland
3o Lugar - Club Nacional
4o Lugar - Club Union Morro
5o Lugar - Club Arica
6o Lugar - Club Aquapolo
SUB 17 MASCULINO
Seis (6) clubes disputaram o campeonato nacional chileno da categoria sub-17, no formato de pontos corridos com partidas entre todas as equipes na primeira fase, assim definindo as semifinais e finais.
Cabalito de Mar levou a melhor sobre a equipe do Stadio Italiano na final e levantou a taça de campeão Chileno.
Classificação final:
Campeão - Club Cabalito de Mar
2o Lugar - Club Stadio Italiano
3o Lugar - Club Union Morro
4o Lugar - Club Aquapolo
5o Lugar - Club Dragones Aquaticos
6o Lugar - Club Nacional
SUB 15 MASCULINO
O campeonato nacional masculino da categoria sub 15 contou com cerca de 100 atletas divididos nas 8 equipes inscritas.
O formato da competição foi em dois grupos com quatro (4) equipes cada, classificando os dois (2) primeiros de cada grupo para as semifinais e finais
A disputa final ficou entre Stadio Italiano vs Cabalito de Mar, repetindo a edição de 2017 onde o clube anfitrião Cabalito sagrou-se campeão. Em 2018 o Stadio Italiano levou a melhor vencendo a final por 9x2.
Resultado final:
Campeão - Club Stadio Italiano
2o Lugar - Club Cabalito de Mar
3o Lugar - Club Aquapolo
4o Lugar - Club Nacional - Varones
5o Lugar - Club Union Morro
6o Lugar - Club Nacional - Damas
7o Lugar - Club Greenland
8o Lugar - Club Dragones de Iquique
Comentários
Postar um comentário