Pular para o conteúdo principal

Campeonatos Nacionais do Chile

Piscina Olimpica de Arica, palco dos Nacionais Damas, Sub 17, e sub 15


Aproveitamos este início de carnaval para apresentar aos nossos leitores um pouco das competições no Chile, proporcionando assim mais conhecimento sobre nossa modalidade na América do Sul.




Praticamente finalizada a temporada chilena (resta apenas a realização do Festival Sub 13), se pode dizer que o destaque foi o aumento de número de clubes nas competições e a inédita participação de brasileiros e brasileiras.


ADULTO MASCULINO

O campeonato nacional adulto masculino, disputado na província de Iquique, teve recorde de equipes com 9 postulantes ao título, o que não ocorria há muito tempo. 

Os donos da casa, Club Union Morro, defendiam 6 anos consecutivos de campeões chilenos, um time com vários bons jogadores venezuelanos.

No modelo de dois triangulares, um na fase de grupos e outro para as finais, o resultado final foi:

CAMPEÃO - Club Stadio Italiano (Santiago do Chile)
2o Lugar* - Water Polo Stadio (Santiago do Chile)
3o Lugar* - Club Cabalito de Mar (Arica)
4o Lugar -  Club Aquapolo (Antofagasta)
5o Lugar - Club Orcos (Santiago do Chile)
6o Lugar - Club Greenland (Santiago do Chile)
7o Lugar - Club Dragones de Iquique (Iquique)


Cabe também destacar a inédita participação de brasileiros no campeonato chileno. Gustavo Coutinho, mais conhecido como Guzinho, emprestado pelo Clube Paulistano, disputou a competição pelo Stadio Italiano.

Após participar do vitorioso ciclo olímpico do Brasil na Rio 2016, como membro da Comissão Técnica da Seleção Brasileira, o jovem técnico do Botafogo, João Brandão, foi contratado pelo Club Stadio Italiano. 

Na primeira partida do triangular de disputa do título, Stadio Italiano e os anfitriões Union Morro fizeram o jogo considerado a final, onde a equipe visitante se saiu melhor, confirmando na partida seguinte a medalha de ouro ao derrotar o Club Nacional

* Lamentável: As equipes do Union Morro (Iquique) e Club Nacional (Santiago) foram desclassificados por protagonizarem uma briga generalizada na partida que definia o segundo lugar da competição.




ADULTO FEMININO

O campeonato nacional de Damas contou com 6 equipes em uma competição marcada, como no masculino, pela presença de atletas do Brasil. O Aquapolo se reforçou com a goleira Thatiana Pregolini (Esporte Clube Pinheiros), o Greenland também fortaleceu sua defesa com a goleira Raquel de Pinho (Botafogo de Futebol e Regatas), e o Stadio Italiano teve o reforço da atacante Camila Barros (Sesi).


Resultado final foi:
CAMPEÃO - Club Stadio Italiano
2o Lugar - Club Greenland
3o Lugar - Club Nacional
4o Lugar - Club Union Morro
5o Lugar - Club Arica
6o Lugar - Club Aquapolo



SUB 17 MASCULINO

Seis (6) clubes disputaram o campeonato nacional chileno da categoria sub-17, no formato de pontos corridos com partidas entre todas as equipes na primeira fase, assim definindo as semifinais e finais.

Cabalito de Mar levou a melhor sobre a equipe do Stadio Italiano na final e levantou a taça de campeão Chileno.

Classificação final:
Campeão - Club Cabalito de Mar
2o Lugar - Club Stadio Italiano
3o Lugar - Club Union Morro
4o Lugar - Club Aquapolo
5o Lugar - Club Dragones Aquaticos
6o Lugar - Club Nacional


SUB 15 MASCULINO

O campeonato nacional masculino da categoria sub 15 contou com cerca de 100 atletas divididos nas 8 equipes inscritas.

O formato da competição foi em dois grupos com quatro (4) equipes cada, classificando os dois (2) primeiros de cada grupo para as semifinais e finais

A disputa final ficou entre Stadio Italiano vs Cabalito de Mar, repetindo a edição de 2017 onde o clube anfitrião Cabalito sagrou-se campeão. Em 2018 o Stadio Italiano levou a melhor vencendo a final por 9x2.

Resultado final:
Campeão - Club Stadio Italiano
2o Lugar - Club Cabalito de Mar
3o Lugar - Club Aquapolo
4o Lugar - Club Nacional - Varones
5o Lugar - Club Union Morro
6o Lugar - Club Nacional - Damas
7o Lugar - Club Greenland
8o Lugar - Club Dragones de Iquique


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.