Pular para o conteúdo principal

BRASIL BICAMPEÃO DA COPA UANA 2019

Foto: Satiro Sodré


BRASIL BICAMPEÃO DA COPA UANA 2019

Aproveitando este período que antecede o início da temporada dos campeonatos brasileiros, farei algumas colocações sobre a Copa UANA, incluindo quatro perguntas que fiz ao Gustavo Grummy sobre a competição.

Nesta edição da Copa UANA, o Brasil tinha três grupos de jogadores. No primeiro grupo, jogadores com muita experiência como Soro, Braga, Grummy, Ruda e Guzinho; já o segundo grupo contava com jogadores que atuaram recentemente na categoria adulta: Luis Ricardo, Heitor, Rafinha, Guilherme Almeida; o terceiro possuía jogadores mais jovens como Beto, Arthur, João e Logan. Dentre os jogadores citados, sete estavam na conquista de 2017 em Trinidad Tobago, onde o Brasil sagrou-se campeão invicto, vencendo a seleção do Canada na final por 6x5 com 3  gols Guzinho, 2 gols Grummy e 1 gol Anderson Canhoto. Além disso, Soro e Grummy foram eleitos os melhores jogadores do torneio.

Nesta edição, o Brasil tinha como meta a classificação para o  Mundial da Coréia do Sul, de 15 a 27 julho. Como sabemos, a disputa final contra os EUA seria o famoso “Seja o que Deus quiser”. Mas, antes de passar à reta final, tenho que falar da semifinal contra o Canadá, afinal o grupo se superou em uma apresentação, na minha opinião, espetacular, com destaque para Soro, com defesas incríveis, fazendo com que os atacantes canadenses literalmente “amarelassem” para chutar. Mérito também para o goleador verde e amarelo do jogo, Rafinha, com 4 gols.

Depois dessa belíssima apresentação, o Brasil entrou tranquilo para jogar a final, já que a meta foi cumprida na partida anterior, com a classificação ao Mundial. Com o Brasil meio perdido no primeiro quarto, novamente Soro foi ‘gigante’ colocando a garotada nos trilhos, fazendo com que a diferença baixasse para um gol no segundo quarto - parcial de 5x6 para os EUA. Soro seguiu sendo muito exigido, defendendo 2 pênaltis e muitos chutes dos atacantes Cupido, Bowen e Hooper. Faltando 1 minuto e 47 segundos, a seleção estava em vantagem com gol de Roberto de Freitas - 9x8, mas, no ataque seguinte, os EUA conseguem um H+. Através de uma jogada  pela posição 1, o experiente Bowen deixa tudo igual, 9x9. Restando 1’19” para o fim, o Brasil ainda efetuou dois ataques, pressionados pela seleção norte-americana. Os EUA também tiveram outro ataque, defendido em zona pelo Brasil, mais uma defesa de Soro contra Cupido.

Assim, fim do tempo regular, a decisão foi para os pênaltis. Soro brilhou mais uma vez, pegando 3 cobranças. Final de jogo: BRASIL 12 x 10 EUA.

Pontos positivos: 
Torcida empolgante, apoiando e incentivando a nossa seleção. 
Ótima estrutura para realização do evento.

Pontos fracos:
A não transmissão dos primeiros dias de jogos.
Falta de um plano B para o placar eletrônico que teve problemas por conta das chuvas.
Pouca mídia externa. O nome do Atleta Logan Wolverine deu mais mídia do que a própria competição.

-------

Conforme mencionado no início da matéria, encerro o artigo com a conversa com Gustavo Grummy, direto da Romênia:
Foto: Ale da Costa


JB: Qual a sua avaliação dos pontos fortes da Seleção nesta competição?

Grummy: Acredito que a Seleção tenha usado a própria competição para crescer e se adaptar às regras novas. Foi um teste do nosso nível, até mesmo psicológico, sabendo que enfrentamos nossos principais adversários dos Jogos Pan Americanos que temos como foco para este ano.
Um fator fundamental foi jogar em casa, soubemos usar a nosso favor.


JB: Qual sua opinião sobre as seleções adversárias, como a Argentina, que perdeu de um gol contra o Brasil no Sul-americano, a disputa direta pela vaga no Mundial contra o Canadá, e a final da Copa UANA contra os EUA?

Grummy:A Argentina estava mais fraca, sem seu principal jogador, German Yanez, e seu centro titular, Tomas Afonso. Ambos tiveram problemas para serem liberados pelos seus clubes. Além de não terem feito a preparação que fizeram para o Sul Americano, quando fizeram uma viagem internacional de treinamento antes da competição.
O Canadá se preparou bem, fez training camp, inclusive com os jogadores que atuam na Europa e Austrália. Além da volta de dois experientes jogadores que a Seleção já conhece bem, Justin Boyd e Devon Diggle, contavam com um jogador internacional de alto nível,Nicolas Constantin Bicari.
Já os EUA eram os favoritos, fizeram a melhor preparação. Treinaram com a Itália em Dezembro e Canadá em Janeiro. Contaram com a  participação de todos os que estão na Europa na preparação e no campeonato. Possuem uma equipe experiente, com alguns jogadores Olímpicos, sendo um deles o medalhista de prata Jesse Smith, além dos grandes jogadores que atuam na Europa como Luca Cupino - Pro Recco / Itália, Alex Bowen – Miskolc / Hungria, dentre outros. Além de contarem com o experiente técnico sérvio Dejan Udovicic.
Os EUA continuam como favoritos para os Jogos Pan Americanos no meu ponto de vista.


JB: Qual sua avaliação para o futuro da Seleção no Mundial (julho) e no Pan (agosto)?

Grummy:Acredito que a Seleção Brasileira usará o Campeonato Mundial como preparação para os Jogos Pan Americanos.
Nosso objetivo é buscar o Ouro e a vaga Olímpica, mesmo sabendo do favoritismo dos americanos.
Teremos muitos atletas participando pela primeira vez de Jogos Pan Americanos. Isso pode ser "perigoso" por se tratar de uma grande competição, com um formato diferente do normal. Ao mesmo tempo pode ser um fator positivo pela motivação extra dos que estarão pela primeira vez.
Acredito que a volta do Potoff seja outro ponto positivo. 
Precisamos de mais sites divulgando o polo aquático, mais gente tendo acesso a informação sobre o nosso esporte!

-------

Resultados do Brasil:

BRA 12x15 CAN (3x5, 2x3, 4x3 e 3x4) - 4 gols de Grummy
BRA 4x15 USA (0x3, 1x4, 3x5 e 0x3) - 2 gols de Grummy
BRA 13x3 ARG (2x0, 5x0, 2x2 e 4x1) - 4 gols de Grummy
BRA 14x5 CAN (4x1, 2x2, 5x0 e 3x2) – semifinal (valia a vaga para Mundial) – 4 gols de Rafinha

BRA 9x9 EUA (2x4, 3x2, 2x1 e 2x2) – Pênaltis: 3x1. Final 12 x 10 - 3 gols de Grummy e 3 de Guilherme.

Artilheiro - Alex Bowen (Estados Unidos)
Melhor goleiro - Slobodan Soro (Brasil)
Melhor jogador - Gustavo "Grummy" Guimarães (Brasil)

Quem tiver interesse em assistir aos jogos da Copa UANA, segue o link:

Por João Brandão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os campeões de 2018 dos torneios em águas abertas

Mercado 2012: primeiras contratações Paineiras Projeto Futuro (atualizado)

Quem chega: Daniel Amorim [1993] (SESI); Rodrigo "Beisso" Siracusa [1993] (SESI); Matheus Anastasio [1994] (Pinheiros). OBS.: confirmadas também a permanência de Fábio "Binho" Arnoldi e a volta do centro Caio Braz. OBS.2: Ramiro Garcia também permanecerá, já Murício Lima foi mesmo para o SESI.

II OPEN SANTOS POLO OCEAN - Santos (SP)