Pular para o conteúdo principal

2018 promete para os torneios de polo aquático em águas abertas.


O ano mal começou e já tem torneio de polo aquático em águas abertas. Estamos falando da primeira edição do Water Polo Open Santos, dias 27 e 28 de janeiro. Esperamos que não pare mais.

Mas a verdade é que em 2018 não vai faltar é competição pelo Brasil, no mar, no rio, em cachoeira. E claro nas piscinas, aí é assunto para outra matéria.

Em fevereiro é a vez do Copa Mares, com a simpatia da galera de Niterói/RJ recebendo todo mundo dias 03 e 04 de fevereiro na praia de Itacoatiara. 

Em seguida a belíssima praia do Forno em Arraial do Cabo/RJ sediará o Polo no Mar, de 08 a 11 de março. Entre as partidas, fantásticos mergulhos em praias cristalinas.

Em fim se abrindo para o Brasil, teremos o Open Sertão de Polo Aquático, em Xingó/Sergipe, no espetacular rio São Francisco, durante o feriado da Semana Santa.

Fechando o 1o semestre o campeonato alternativo mais antigo do Brasil, o da Chapada dos Veadeiros. No feriadão do 1º de maio o polo aquático brasileiro se encontra no Polo Chapada.

Ufa! Aí vamos um pouco de futebol com a Copa do Mundo, para recarregar as baterias para o segundo semestre.

Estes campeonatos estimulam a prática de polo aquático em vários locais do país. Tem um potencial enorme para maior popularização da modalidade. Claro que sem planejamento e com um governo federal que só pensa em banqueiros e multinacionais, fica difícil.

Apesar de não ser em águas abertas, não podíamos nesta matéria inaugural do ano deixar de falar da Copa Cerrado de Polo Feminino, indo para segunda edição. Ocorre em Brasília exclusivo para a mulherada. Inciativa bem legal considerando que é preciso enfrentar o machismo, presente também no nosso esporte. Como disse Simone de Beauvoir, "Não se nasce mulher, torna-se mulher".


É isso galera, bom ano novo e muito polo aquático em águas abertas.


PS: quer divulgar seu campeonato no Potoff, escreva um zap para nós: 021 991968811.

Comentários

  1. Potoff vc esqueceu do Polo no Rosa. Em dezembro ele teve a participação de 11 times e foi internacional. 2 times do Rio, 3 de são paulo, dois de Santa Catarina, um time do Paraná, um do Rio Grande do Sul e um time do Uruguai. Em 2018 vai acontecer novamente no mês de dezembro e está previsto até campo mirim.

    Abcs,

    Polo Floripa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, nao esquecemos. As competições do segundo semestre vai ser tratadas em um outro post! Mas valeu a lembrança! Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.