Pular para o conteúdo principal

Depois de Rudic, Pat Oaten?

(foto: jobspapa)
Segundo notícias que circulam nos sites internacionais, Patrick "Pat" Oaten será o novo treinador da Seleção Brasileira Feminina Adulta. Oaten comandou a seleção júnior do Canadá de 1997 a 2003, em 2005 foi promovido à técnico da seleção feminina principal e em 2012 nomeado Diretor de Alta Performance da equipe feminina. Mais uma vez, no "mundo secreto" do polo aquático brasileiro, aguardamos confirmação oficial, enquanto nos informamos pelos sites internacionais.

Comentários

  1. Vou aproveitar esta matéria para comentar duas. Primeiro, sobre a contratação do Rudic. Ele pode ser o mais laureado técnico de pólo do mundo, mas não é mágico nem feiticeiro. Com a atual estrutura do nosso pólo, terá muitas dificuldades. Espero que consiga êxito dentro das metas traçadas pela CBDA que não sei quais são. Um pouco mais complicado para o canadense, uma vez que temos muito poucas meninas praticando e com muitas delas sem nenhuma ou quase nenhuma experiência profissional, o que não acontece com o masculino uma vez que foram repatriados o Felipe, o Tony (esse eu não sei se jogará a Olimpíada pelo Brasil) e o Adrià. E, segundo informações não oficiais, ainda tem a chance de se naturalizar alguns atletas. Portanto, ninguém deve achar que o pólo será campeão ou conquistará medalha. Só desejo sorte aos dois e que a CBDA trace metas sensatas, e que com todo esse investimento não sucumba a seus problemas internos.

    ResponderExcluir
  2. É interessante observar o quanto as notícias desfavoráveis causam mais impacto dos que as favoráveis. Salvo, é claro , existem algumas exceções. Somente quem enxerga o polo aquático Brasileiro e Internacional com a visão encurtada quanto ao limite do horizonte , não enxerga o quanto evoluímos. É obvio que o Brasil não tem condições de uma disputa de medalha em 2016. Ficar ente os oito primeiros lugares seria um sonho, que por si só já estenderia a nossa linha do horizonte.
    Quem algum dia teve a oportunidade de estudar desenho e principalmente perspectiva sabe que quando mudamos o ponto de vista , mesmo que a linha de horizonte não se altere, a visão do objeto focado muda , e se assim quisermos sempre para melhor. Ou seja dependemos de um ponto de vista melhor. O que acontece é que alguns sempre preferem olhar o objeto de forma destorcida permanecendo atrelado eternamente ao ponto de vista inicial.
    Não querer admitir que o polo aquático Brasileiro tenha evoluído chega a ser cômico. Hoje somos tri – campeões Pan Americanos de Junior e nos últimos três anos nos mantivemos entre os dez melhores ranqueados na categoria em Campeonatos Mundiais.
    No Senior temos tentado e testado alternativas , e agora partiremos para outro desafio. Contar com a experiência de um técnico renomado realmente não nos dá a certeza de uma medalha, e ainda acredito que uma oitava colocação será o mais próximo disso , mesmo contando com alguns possíveis nomes repatriados, o que não faria a mínima diferença na colocação final.
    Acredito que a contratação do novo treinador nos deixará como legado uma definitiva mudança comportamental em relação aos atuais e futuros atletas convocados , muitos dos quais (pelo menos aos que sobreviverem ao treinamento) passarão de simples jogadores de polo aquáticos para atletas de polo aquático.
    Chega de paternalismo, pessimismo, apadrinhamentos e principalmente perspectivas destorcidas !
    Roberto Cabral
    Chair,UANA TWPC

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os campeões de 2018 dos torneios em águas abertas

Mercado 2012: primeiras contratações Paineiras Projeto Futuro (atualizado)

Quem chega: Daniel Amorim [1993] (SESI); Rodrigo "Beisso" Siracusa [1993] (SESI); Matheus Anastasio [1994] (Pinheiros). OBS.: confirmadas também a permanência de Fábio "Binho" Arnoldi e a volta do centro Caio Braz. OBS.2: Ramiro Garcia também permanecerá, já Murício Lima foi mesmo para o SESI.

II OPEN SANTOS POLO OCEAN - Santos (SP)