Pular para o conteúdo principal

Ainda a regra wp 21.11

Recebemos do prof. Roberto Cabral, coordenador de arbitragem da CBDA, a mensagem abaixo, reforçando a interpretação da regra.


"Sobre a dúvida quanto à aplicação da regra wp 21.11, recebi da USA WATER POLO um informativo passado aos árbitros que reforçam o que eu já havia dito nas palestras dadas no Rio e em São Paulo.
A falta simples assinalada antes de o jogador atacante cruzar a linha de meio de campo não deixam de existir , o que os árbitros tem que assinalar são as faltas cometidas antes de o jogador atacante cruzar a linha média com o intuito de impedir a progressão do contra ataque. São as faltas já intituladas anteriormente como faltas táticas . Também serão punidas com faltas de exclusão nadar por cima das pernas e costas do adversários conforme a nova regra WP21.8.
Na verdade este tipo de marcação já era adotado ( OU DEVERIA TER SIDO ADOTADO), em competições internacionais, mas que só agora passaram a estar escritas.
Segue abaixo o texto original da USA WATER POLO:

This is a clear reinforcement of WP 21.9 and further emphasied with the inclusion of new WP 21.8 as an exclusion foul. Any foul with the simple objective to stop the flow of the game especially the counter attack must result in an exclusion of the player committing the foul. This kind of foul is also known as a ‘professional foul’ or a ‘tactical foul’.
Again as with the instructions for WP 21.8 this is to apply only to a player not holding the ball and should the attacking player lose possession of the ball and the defending player cannot avoid impeding the attacking player in this action an ordinary foul should be awarded under this Rule.
If however the attacking player was never holding the ball or the foul has clearly the objective of stopping the counter attack an exclusion foul should be awarded under this Rule.
The reason why FINA have added ‘anywhere in the attacking team’s half of the field of play’ is simply because many referees have only called an ordinary foul for this kind of fouling when it has occurred in the attacking team’s half of the field of play (in other words far from the defending team’s goal).


Roberto Cabral
UANA TWPC Chair"

Comentários

  1. A agora entendiiii mais vejam a vanntaagggeermmmmmm nao esqeça qeremos ver gooillll nao arbitro expulsandoooo e pedindo desculpa certo povo

    ResponderExcluir
  2. Será que não seria mais elucidativo pra todos se editassem um vídeo mostrando o que pode e o que não pode com essa nova regra? Estamos na era da informática e da distribuição de informações via web, será que é difícil fazer esse vídeo?

    ResponderExcluir
  3. Não sei porque mas hoje me lembrei do "Chacrinha",com todo respeito a sua inteligência
    "Não vim para explicar,vim para cnfundir"
    Faz sentido
    Roberto Cabral

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.