Pular para o conteúdo principal

Atualizando a Europa

Devido a grande quantidade de notícias envolvendo o polo aquático brasileiro nesse último mês (Divisão I, Superliga, Olga Pinciroli, Mundial 94), não temos tido tempo de atualizar as notícias sobre o polo aquático europeu. Segue abaixo um "resumão" das principais notícias da Europa recentemente, só para não perdermos o fio da meada.





 Masculino 

LIGA DOS CAMPEÕES - Nas últimas semanas tivemos mais duas rodadas do principal torneio masculino de clubes da Europa (a 4ª e a 5ª da fase de grupos), sem nenhuma grande surpresa. Os favoritos seguem vencendo e as emoções nessa fase devem ficar restritas a briga pela segunda vaga nos grupos B e C. No grupo B, Olympiakos (GRE) e Estrela Vermelha (SRB) duelam pela vaga. O Olympiakos tem 3 pontos de vantagem, graças a vitória sobre o time sérvio em Atenas (9-8). Mas o Estrela Vermelha tem tudo para reverter essa situação quando enfrentar os gregos em Belgrado. No grupo C, três equipes brigam pela vaga: Sintez Kazan (RUS), Brescia (ITA) e Marseille (FRA). Vale destacar, ainda, o Barceloneta (ESP), do brasileiro Felipe Perrone, que segue com 100% de aproveitamento (4 jogos, 4 vitórias). Clique aqui para ver os resultados dessas duas últimas rodadas e a classificação.

EURO COPA - O segundo mais importante torneio masculino de clubes da Europa já conhece os seus semifinalistas. Nas quartas-de-final tivemos os confrontos Florentia (ITA) x Szolnok (HUN), Mataró (ESP) x Radnicki (SRB), Savona (ITA) x Nice (FRA) e Debrecen (HUN) x Dínamo Moscou (RUS). As equipes do Debrecen, do Savona e do Radnicki, conquistaram a vaga nas semifinais sem sustos, com duas vitórias. Já o Florentia, do espanhol Guillermo Molina, sofreu para eliminar o Szolnok, conseguindo uma vitória dramática na prorrogação, após perder o jogo por 2 gols de diferença no tempo regulamentar (mesma diferença que o Florentia havia conquistado no jogo de ida). Apesar da presença do bicampeão Savona nas semifinais, o grande favorito ao título é o Radnicki, nova força do polo sérvio. Clique aqui para ver os resultados das quartas-de-final.

COPA DA CROÁCIA - O Primorje Rijeka derrotou o Jug Dubrovnik, time de Tony Azevedo, e conquistou a Copa da Croácia 2012. A final foi disputada no último sábado, em Zagreb, e apesar do Primorje ter ficado na frente do placar o tempo todo, foi uma partida muito disputada e tensa. Veja no final da postagem o compacto desse jogo.
Jug 9 Primorje 11
(1-2, 2-4, 4-3, 2-2)
Jug: Bijač, Vranješ, Bošković (3), Janović, Joković (2), Azevedo, Marković, Bušlje (1), Karač (1), Dobud, Ivović (2), Macan, Nižić e Pavlović.
Treinadorh: Veselin Đuho.
Primorje: Vićan, Obradović (3), Paškvalin, Krapić, De. Varga (3), Sukno (1), Muslim (1), Jelača, Da. Varga (1), Barač, Šetka (1), Garcia (1), Križanec e Buljubašić. 
Treinador: Ivan Asić.


 Feminino 

COPA DOS CAMPEÕES - Na fase preliminar do principal torneio feminino de clubes da Europa, disputada em dois grupos com sedes em Nice, na França, e em Imperia, na Itália, foram definidas as equipes que disputarão as quartas-de-final: Vouliagmeni (GRE), Eger (HUN), Kinef Kirishi (RUS), Het Ravijn (NED), Sabadell (ESP), Imperia (ITA), Olympiakos (GRE) e Nancy (FRA). Os confrontos serão os seguintes: Vouliagmeni x Nancy, Sabadell x Het Ravjn, Eger x Olympiakos e Kinef x Imperia. Clique aqui para ver os resultados da fase preliminar.

TROFÉU LEN - A fase preliminar do Troféu LEN (segundo torneio de clubes em importância) é igual a da Copa dos Campeões, ou seja, dois grupos, em duas sedes (Sevilha, na Espanha e Bordeuax, na França), com as quatro equipes primeiro colocadas de cada grupo se classificando para as quartas-de-final. As classificadas e os confrontos ficaram assim: Shturm 2002 (RUS) x Orizzonte Catania (ITA); Skif Moscou (RUS) x Iraklis (GRE); ZVL Leiden (NED) x Donk Gouda (NED); Uralochka (RUS) x Lille (FRA). Clique aqui para conferir os resultados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.