De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...
Parabéns para a Natacha, primeira árbitra internacional de polo aquático no Brasil. Que você abra as portas para que outras, também, possam desempenhar essa função. No ínício muitos não acreditavam pelos motivos que você expôs, entretanto, a FAP e a CBDA apostaram em você e investiram para que isso acontecesse.
ResponderExcluirBoa sorte!
Roberto Cabral e Ricardo Cabral
Coordenador de Arbitragem da CBDA
Supervisor Geral de Polo Aquático CBDA
Parabens Natacha, no começo teve muita desconfiança, agora ja é uma arbitra de respeito e internacionalmente conhecida! Evoluiu muito em tão pouco tempo, meus parabens, continue assim que voce tem muito futuro.
ResponderExcluirJosé Werner