Pular para o conteúdo principal

Londres 2012: final inédita

(foto: london2012)
Croácia e Itália protagonizarão uma final inédita de Jogos Olímpicos. Essa é a segunda vez que a Croácia chega a uma final olímpica, em Atlanta 1996 os croatas foram derrotados pelos espanhóis na decisão e ficaram com a medalha de prata. Já a Itália é tri-campeã olímpica (Londres 1948, Roma 1960 e Barcelona 1992). A seleção italiana ainda foi vice-campeã em Montreal 1976.
Em 1996, na única vez que a Croácia chegou a uma final olímpica, o adversário da semifinal foi, justamente, a Itália. Na ocasião, os croatas venceram por 7 a 6 e apenas um jogador que participou daquela partida estará presente na final de Londres 2012, o centro croata Igor Hinic, na época um jovem atleta de 20 anos de idade. No comando técnico da Itália naquela semifinal estava Ratko Rudic, atual treinador da Croácia, que já havia levado a seleção italiana a conquistar a medalha de ouro em Barcelona 1992.  Aliás, caso a Croácia se torne campeã, Rudic alcançará sua quarta medalha de ouro olímpica como treinador (além da Itália, Rudic foi campeão com a Iugoslávia em Los Angeles 1984 e Seul 1988).
Já na decisão da medalha de bronze teremos uma reedição de Pequim 2008, com o confronto Sérvia x Montenegro. Em 2008, deu Sérvia. Apesar dos problemas internos (Sefik e Sapic não jogaram, pois Sefik estava com a mão quebrada e Sapic com a perna fraturada depois de saírem no tapa), a Sérvia dominou amplamente o jogo e venceu por 6 a 4, depois de abrir 6 a 2 no placar. Agora em Londres, Sefik estará do outro lado, pois ele é o atual goleiro reserva de Montenegro.
Confira os jogos, os árbitros e os horários (Brasília) do último dia de competição.

Final
Croácia x Itália - 11:50h
Borrell (ESP) e Juhasz (HUN).

Disputa do bronze
Montenegro x Sérvia - 10:30h
Caputi (ITA) e Stavridis (GRE).

Disputa do 5º lugar
Espanha x Hungria - 07:40h
Brguljan (MNE) e Balfanbayev (KAZ).

Disputa do 7º lugar
EUA x Austrália - 06:20h
Stampalija (CRO) e Spiegel (GER).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.