Pular para o conteúdo principal

Londres 2012: feminino finais

EUA CAMPEÃO!
Depois de duas pratas e um bronze, a seleção norte-americana feminina finalmente alcançou a única conquista que ainda faltava, a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Com uma espinha dorsal bastante experiente, comandada pela melhor atleta da última década, Brenda Villa, os EUA souberam controlar os nervos e não deram chances para surpresas dessa vez. A jovem seleção espanhola, que em nenhum momento do torneio havia se intimidado, sentiu o peso da decisão e depois de conseguir equilibrar o jogo no 1º quarto, acabou sucumbindo frente a forte defesa norte-americana. Os EUA mostraram sua força ao abrir 8 a 2 no último quarto, mas no fim a Espanha conseguiu diminuir o placar, fazendo justiça, também, a sua bela campanha. O destaque da equipe norte-americana foi a jovem Maggie Steffens, de apenas 19 anos, autora de 5 gols na final e artilheira da competição com 21 gols, com o incrível percentual de 77, 8% de eficiência.
A Austrália repete Pequim 2008 e fica com a medalha de bronze. Depois de um final de tempo regulamentar incrível, quando, a um segundo do final, a Austrália vencia por um gol de diferença, tinha a bola dominada nos 2 metros defensivos e permitiu a roubada de bola e o gol de empate húngaro, as atletas australianas conseguiram se superar e venceram na prorrogação, colocando, mais uma vez, duas equipes de fora da Europa no pódio.
A China terminou na 5ª colocação após vencer a Rússia na prorrogação. Na disputa do 7º lugar, a Itália derrotou a Grã-Bretanha.


 Final 
EUA 8 Espanha 5
(1-1, 4-1, 2-0, 1-3)
Gols EUA: M. Steffens (5), Villa, Petri e Seidemann.
Gols Espanha: Pareja (3) e Espar (2).


 Disputa do bronze 
Austrália 13  Hungria 11
(2-1, 5-3, 3-4, 1-3 / 1-0, 1-0)
Gols Austrália: Beadsworth (4), Webster (2), Lincoln-Smith (2), Southern (2), Zagame, Gynther e Moran.
Gols Hungria: Kesthelyi (3), Bujka (2), Dravucz (2), Szucs (2), Csabai e Antal.


 Disputa do 5º lugar 
China 16 Rússia 15
(3-3, 5-6, 3-2, 3-3 / 1-0, 1-1)
Gols China: Huanhuan (6), Yi (4), Fei (3), Huizi (2) e Yating.
Gols Rússia: A. Antonova (4), Fedotova (4), Belova (3), Prokofyeva, Ivanova, Beliaeva e D. Antonova.


 Disputa do 7º lugar 
Itália 11 Grã-Bretanha 7
(2-3, 4-0, 3-2, 2-2)
Gols Itália: Di Mario (4), Emmolo (3), Frassinetti, Casanova, Pelle e Rambaldi.
Gols Grã-Bretanha: McCann (2), Clayton (2), Kershaw, Rutlidge e Gibson-Byrne.


 Classificação Final 
OURO - EUA
PRATA - Espanha
BRONZE - Austrália
4º - Hungria
5º - China
6º - Rússia
7º - Itália
8º - Grã-Bretanha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.