Pular para o conteúdo principal

Londres 2012: as equipes VIII

(foto: london2012)
Já na reta final da apresentação das equipes para Londres 2012, destaque para Grécia (Masculino) e China (Feminino).






 Masculino 

GRÉCIA

O que esperar: vai tentar alcançar as quartas-de-final.

A classificação da Grécia para Londres 2012 pode ser considerada uma surpresa. Com uma equipe envelhecida, a Grécia vinha acumulando fracassos nos últimos anos. Não se classificou para os dois últimos Mundiais (2009 e 2011), não participa da fase final da Liga Mundial há quatro anos e o 6º lugar obtido em Eindhoven 2012 foi a melhor colocação dos últimos dez anos em Europeus. Porém, o treinador croata Dragan Andric, famoso por seus ataques de fúria à beira da piscina, parece ter conseguido injetar um ânimo novo na equipe grega ao mesclar os veteranos com alguns jovens atletas, e contou, também, com o "apagão" da Alemanha no Pré-Olímpico de Edmonton para conseguir uma vaga em Londres 2012. A Grécia joga todas as suas fichas na partida contra a Austrália, para tentar alcançar as quartas-de-final, mas mesmo que consiga a classificação, deve parar por aí.

Atletas: Deligiannis (76), Mylonakis (85), Miralis (87), Kokkinakis (75), Chatzitheodorou (76), Theodoropoulos (81), C. Afroudakis (84), Delakas (85), G. Afroudakis (76), Fontoulis (88), Mourikis (88), Voulgarakis (80) e Karampetsos (74).

Treinador: Andric.

Destaques: C. Afroudakis e Fontoulis.

Grupo da Grécia: Croácia, Itália, Espanha, Austrália e Cazaquistão.


 Feminino 

CHINA

O que esperar: vai brigar por medalha.

A China chega a Londres 2012 ainda colhendo os frutos do investimento na geração 87, que rendeu, logo de cara, o vice-campeonato no Mundial Júnior de 2007. Todas as jogadoras da seleção chinesa são de 1987 para cima. Depois do vice-campeonato Mundial em Xangai 2011, falta agora para essa geração uma medalha olímpica. Comandada pelo espanhol Juan Jané, a seleção chinesa tem tudo para chegar, pelo menos, às semifinais.

Atletas: Jun (88), Fei (88), Ping (87), Yujun (87), Jin (87), Yating (88), Donglun (91), Ao (90), Yi (87), Huanhuan (90), Huizi (90), Lei (88) e Ying (88).

Treinador: Jané.

Destaques: Huanhuan e Yating.

Grupo da China: EUA, Hungria e Espanha.


Comentários

  1. Apesar de não ser o tema da matéria, gostaria de fazer um breve comentário sobre a cerimônia de abertura das Olimpíadas. Não sei se quem assitiu viu qoem foram os atletas do pólo que apareceram na telinha. Não sei se consegui perceber todos, mas os que me chamaram a atenção foram: Peter Biros como porta bandeira da Hungria. Ivan Perez de peruca rosa no desfile da delegação da Espanha e Tony Azevedo no desfile da deegação dos USA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.