(foto: london2012) |
Masculino
GRÉCIA
O que esperar: vai tentar alcançar as quartas-de-final.
A classificação da Grécia para Londres 2012 pode ser considerada uma surpresa. Com uma equipe envelhecida, a Grécia vinha acumulando fracassos nos últimos anos. Não se classificou para os dois últimos Mundiais (2009 e 2011), não participa da fase final da Liga Mundial há quatro anos e o 6º lugar obtido em Eindhoven 2012 foi a melhor colocação dos últimos dez anos em Europeus. Porém, o treinador croata Dragan Andric, famoso por seus ataques de fúria à beira da piscina, parece ter conseguido injetar um ânimo novo na equipe grega ao mesclar os veteranos com alguns jovens atletas, e contou, também, com o "apagão" da Alemanha no Pré-Olímpico de Edmonton para conseguir uma vaga em Londres 2012. A Grécia joga todas as suas fichas na partida contra a Austrália, para tentar alcançar as quartas-de-final, mas mesmo que consiga a classificação, deve parar por aí.
Atletas: Deligiannis (76), Mylonakis (85), Miralis (87), Kokkinakis (75), Chatzitheodorou (76), Theodoropoulos (81), C. Afroudakis (84), Delakas (85), G. Afroudakis (76), Fontoulis (88), Mourikis (88), Voulgarakis (80) e Karampetsos (74).
Treinador: Andric.
Destaques: C. Afroudakis e Fontoulis.
Grupo da Grécia: Croácia, Itália, Espanha, Austrália e Cazaquistão.
Feminino
CHINA
O que esperar: vai brigar por medalha.
A China chega a Londres 2012 ainda colhendo os frutos do investimento na geração 87, que rendeu, logo de cara, o vice-campeonato no Mundial Júnior de 2007. Todas as jogadoras da seleção chinesa são de 1987 para cima. Depois do vice-campeonato Mundial em Xangai 2011, falta agora para essa geração uma medalha olímpica. Comandada pelo espanhol Juan Jané, a seleção chinesa tem tudo para chegar, pelo menos, às semifinais.
Atletas: Jun (88), Fei (88), Ping (87), Yujun (87), Jin (87), Yating (88), Donglun (91), Ao (90), Yi (87), Huanhuan (90), Huizi (90), Lei (88) e Ying (88).
Treinador: Jané.
Destaques: Huanhuan e Yating.
Grupo da China: EUA, Hungria e Espanha.
Apesar de não ser o tema da matéria, gostaria de fazer um breve comentário sobre a cerimônia de abertura das Olimpíadas. Não sei se quem assitiu viu qoem foram os atletas do pólo que apareceram na telinha. Não sei se consegui perceber todos, mas os que me chamaram a atenção foram: Peter Biros como porta bandeira da Hungria. Ivan Perez de peruca rosa no desfile da delegação da Espanha e Tony Azevedo no desfile da deegação dos USA.
ResponderExcluir