Pular para o conteúdo principal

Londres 2012: as equipes IV

(foto: london2012)
Seguem abaixo, mais duas seleções (uma no Masculino e outra no Feminino) que brigarão pelo ouro em Londres 2012: Montenegro e Rússia.





 Masculino

MONTENEGRO

O que esperar: vai brigar pelo ouro.

A seleção de Montenegro fecha a nossa lista de favoritos à medalha de ouro no Masculino. Depois de cinco anos sob o comando de Petar Porobic, quando conquistou o Europeu "B" e o Europeu de Málaga, em 2008 (foi a 1ª vez que uma seleção conquistou o Europeu "B" e o Europeu no mesmo ano), e a Liga Mundial em 2009, o fraco desempenho no Mundial de Xangai (sétimo lugar), levou à mudanças na comissão técnica. Saiu Porobic e assumiu o treinador Ranko Perovic, credenciado pelo título da Euro Liga de 2009, quando o Primorac surpreendeu e derrotou o favorito Pro Recco. Perovic imprimiu um estilo de maior vigor físico à seleção montenegrina e nas duas competições desse ano sob o seu comando Montenegro foi muito bem, conquistando a medalha de prata no Europeu de Eindhoven (perdeu a final para a Sérvia por 8 a 9) e vencendo com sobras o Pré-Olímpico de Edmonton. Embora esteja "correndo por fora", o Potóff coloca Montenegro como uma das grandes favoritas ao ouro olímpico, pois possui uma seleção muito forte e experiente - com nomes como Gojkovic, os irmão Janovic (Mladan é, provavelmente, o melhor chutador do polo aquático atual), o centro Zlokovic e o marcador Jokic. 

Atletas: Sefik (76), Brguljan (84), Paskovic (85), Petrovic (82), Draskovic (88), Radovic (87), M. Janovic (94), N. Janovic (80), Ivovic (86), Zlokovic (83), Gojkovic (81), Jokic (83) e Scepanovic (82).

Treinador: Perovic.

Destaques: M. Janovic e Zlokovic.

Grupo de Montenegro: Hungria, Sérvia, EUA, Romênia e Grã-Bretanha.


 Feminino

RÚSSIA

O que esperar: vai brigar pelo ouro.

Mesmo sendo uma das principais forças do polo aquático feminino no mundo, a Rússia carece ainda de um grande título. Tri-campeã europeia nos Campeonatos de 2006-2008-2010, a seleção russa nunca foi além do 3º lugar em Mundiais e Olimpíadas (medalha de bronze nos Mundiais de Melbourne 2007, Roma 2009 e Xangai 2011 e nos Jogos Olímpicos de Sidnei 2000). Depois de chegar como uma das favoritas em Pequim 2008 e deepcionar com um modesto 7º lugar (a Rússia obteve, também, um 5º lugar em Atenas 2004), a seleção russa chega a Londres sem muito alarde, com resultados medianos em 2012 (4º lugar no Europeu de Eindhoven e 3º no Pré-Olímpico de Trieste), mas com uma equipe que mistura experiência e juventude, e que, na avaliação do Potóff, pode surpreender na briga pelo ouro.

Atletas: Kovtunovskaia (88), D. Antonova (93), A. Antonova (91), Belova (93), Ivanova (87), Tankeeva (89), Lisunova (89), Fedotova (88), Prokofyeva (91), Beliaeva (85), Khokhriakova (88) Konukh (80) e Karnaukh (93).

Treinador: Kleymenov.

Destaques: Konukh e Lisunova.

Grupo da Rússia: Itália, Grã-Bretanha e Austrália.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.