Pular para o conteúdo principal

CBDA divulga regulamento da I Superliga

A CBDA, através do boletim nº 223/12, anunciou o Regulamento e a Programação Oficial da I Superrliga Nacional e da I Liga Nacional Divisão I. Segundo o boletim, a I Superliga Nacional terá a participação das 6 equipes melhores colocadas na última Taça Brasil, que foram: Fluminense, Botafogo e Flamengo, do Rio de Janeiro; e Pinheiros, SESI e Paineiras, de São Paulo. A Reunião Técnica que decidirá, entre outras coisas, a forma de disputa da Superliga, será realizada na próxima segunda-feira (23/07), às 13:00h, na sede da CBDA no Rio de Janeiro (clique aqui para ver o Regulamento).
Já a I Liga Nacional Divisão I, terá a participação do sétimo colocado na última Taça Brasil (Paulistano), 2 equipes classificadas pelo Norte/Nordeste, duas equipes classificadas pelo Sul/Centro-Oeste, 2 equipes convidadas de São Paulo (Hebraica e Jundiaiense) e duas equipes convidadas do Rio de Janeiro (à definir). A Reunião Técnica da Liga Divisão I será em outubro, em data ainda por confirmar.

Comentários

  1. É preciso que não se cometa os erros das Ligas de Handebol, Futsal, Vôlei e Basquete. É preciso definir logo os critérios de promoção/rebaixamento. Com 6 equipes na Superliga, acho difícil haver rebaixamento. O ideal seria 8 times com o último colocado sendo substituído pelo campeão da 2a Divisão. O 7o colocado jogaria um playoff contra o vice da 2a Divisão.

    ResponderExcluir
  2. Prezado (Esporte Rio)
    A idéia inicial não é estabelecer, agora, critérios de promoção ou rebaixamento. A realidade do polo aquático brasileiro ainda é bem diferente da realidade do vôlei e do basquete. Estamos nesse primeiro momento querendo fortalecer as principais competições criando uma conexão entre elas, ou seja, Taça Brasil, Regionais, Superliga e Liga. Pelo que vimos das últimas Ligas, nos próximos dois a três anos anos, as equipes do Norte/Nordeste e Sul/CO não estariam, ainda, em condições de enfrentar as principais equipes, principalmente, agora, em que os investimentos aumentaram o que faz com que aumente ainda mais a diferença técnica. Por isso optamos pela Liga Nacional Divisão I onde elas fariam parte, com outras equipes do eixo Rio/São Paulo como menor investimento, no momento. Para a Superliga, a idéia inicial ( temos que ver como será a avaliação )é termos 06 equipes para que a Taça Brasil ( competição aberta à participação) fique uma competição mais forte. Aliás, isso já aconteceu esse ano, quando a expectativa de resultado durou até a última rodada. Ninguém queria ficar de fora. Acesso e decesso neste início poderia levar à uma acomodação que nesse momento não seria interessante. Quando tivermos 10 equipes potencialmente fortes, aí sim , acho que poderemos ter 08 na Superliga. Acredito que a CBDA ( Gerência) e seu o Conselho Técnico de Polo Aquático estejam trabalhando e pensando o melhor para o polo aquático nesse momento. Vamos aguardar o feedback desse ano para tirarmos alguma conclusões.
    Abraços Ricardo Cabral
    Gerente de Polo Aquático CBDA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.