Pular para o conteúdo principal

Liga dos Campeões da Europa: LEN altera o formato

A LEN (Ligue Européenne de Natation), apresentou o novo formato da Liga dos Campeões, principal competição de clubes da Europa no masculino, já valendo para a próxima temporada. Com a ameaça da criação da Superliga Europeia, uma iniciativa independente de 14 dos maiores clubes europeus, a LEN resolveu atender algumas das principais reivindicações dos clubes, entre elas, um maior número de jogos de alto nível. A próxima Liga dos Campeões terá 24 participantes, com a seguinte distribuição de vagas:
# os campeões das Ligas Nacionais da Sérvia, Montenegro, Hungria, Itália, Croácia, Espanha, Alemanha, Romênia, Holanda, Macedônia, Turquia e Grécia.
# os vice-campeões das Ligas da Sérvia, Montenegro, Hungria, Itália, Croácia, Espanha, Grécia e Alemanha.
# mais quatro vagas que serão decididas na Fase Classificatória que será disputada entre os dias 14 e 16 de setembro.
No caso de desistência de qualquer um dos campeões ou vices, o campeão da Rússia entra diretamente na Fase de Grupos.
A Fase de Grupos terá 4 grupos de seis equipes cada, com os times se enfrentando em turno e returno, o que já garante um total de 10 partidas disputadas por equipe. As quatro melhores equipes de cada grupo avançam para os play-offs.
Aparentemente, a crise deflagrada com a tentativa de criação da Superliga Europeia foi apaziguada, uma vez que, na semana passada em Zagreb, na Croácia, durante uma reunião que, inicialmente, estava programada para a elaboração de planos visando a implementação Superliga, foi fundada a Associação de Clubes Europeus, com o objetivo de cooperar com a LEN no desenvolvimento das competições. Fazem parte dessa Associação representantes do Pro Recco (ITA), Vasas (HUN), Eger (HUN), Szeged (HUN), Jug (CRO), Mladost (CRO), Primorje (CRO), Jadran HN (MNE), Primorac (MNE), Budva (MNE) e Barceloneta (ESP). Curiosamente, nenhuma equipe sérvia faz parte da organização. Contudo, a Associação é aberta a todos os clubes que quiserem participar.
Ainda no assunto Superliga Europeia, a LEN divulgou uma nota informando que abriu um processo disciplinar contra o presidente da Federação Croata de Polo Aquático, sr. Predrag Sloboda, que foi um dos precursores da ideia da Superliga (Sloboda é um dos principais aliados de Volpi, do Pro Recco).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.