A CBDA, atrvés do boletim nº 104/12, informou que a Taça Brasil Masculino, que será disputada entre 30 de maio e 3 de junho no Rio de Janeiro, classificará os 6 primeiros colocados para a disputa da V Liga Nacional, que será realizada no período de setembro a dezembro. O boletim informa, ainda, que as equipes colocadas a partir do sétimo lugar na Taça Brasil, assim como demais equipes convidadas do eixo RJ/SP e os dois primeiros classificados dos Torneios Norte/Nordeste e Sul/Centro-Oeste, participarão da II Divisão, de 15 a 18 de novembro, em São Paulo. O boletim não dá maiores detalhes sobre o formato da V Liga ou da II Divisão. Aguardamos mais informações.
NOTA - Ver comentários.
NOTA - Ver comentários.
Qual a intenção de se formar uma 2ª Divisão??? Passaremos a ter um modelo como o do futebol, com ascenso e descenso? Dividir em dois o pólo não traria mais despesas? Gostaria que houvesse um esclarecimento dos responsáveis.
ResponderExcluirPrezado Emir
ResponderExcluirA nova proposta de disputa da Liga, surgiu através da necessidade de mudanças após realizadas as Ligas de 2009 e 2010 com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte.
Após 02 anos o quadro do polo aquático nacional se modificou mais ainda, em função do início da profissionalização de alguns clubes, o que provocou um desnível técnico mais acentuado entre as equipes participantes.
Após reuniões com o Conselho Técnico, chegamos a conclusão que seria melhor já iniciarmos a I Divisão da Liga com as 06 equipes melhores colocadas no Troféu Brasil, em sistema de turno e returno, com semifinais e finais.
Deixamos as equipes do Norte/Nordeste e Sul-Centro Oeste, para a II Divisão juntamente com as demais equipes do eixo Rio-São Paulo, não classificadas para a I Divisão e convidadas, perfazendo um total de 08 equipes num Torneio de curta duração.
Em princípio, não teremos, ainda, acenso e descenso para 2013. Vamos aguardar os investimentos das equipes.
Quanto aos custos, lembro que a Liga tanto na I Divisão como na Segunda Divisão ocorrerá sem custos (100%)para as equipes participantes no que se refere a translados aéreos e rodoviários, hotel e alimentação por conta da Lei de Incentivo ao Esporte.
Para o ano de 2012 estamos fechando um orçamento ( não Lei de Incentivo) para facilitar os clubes a trazerem para a Liga 02 atletas internacionais. O objetivo é aumentar o nível dos jogos, tornando a Liga mais atrativa.
Já temos, também, garantido, 20 jogos ao vivo ( on line)o que trará mais visibilidade ao esporte.
Att
Ricardo Cabral
Gerente Nacional de Polo Aquático CBDA
Cabral, obrigado pela resposta.
ResponderExcluirPermita-me fazer uma sugestão. No basquete, nós temos a Liga (NBB) e a Supercopa Brasil (uma espécie de 2ª divisão). Os 2 primeiros colocados da Supercopa NÃO garantem vaga automaticamente na próxima edição da NBB, mas ganham o direito de pleitear a vaga, caso cumpram alguns requisitos impostos pela CBB. Talvez o polo possa adotar algum procedimento semelhante.
Abs.
Prezado Cabral, obrigado pela pronta resposta. Entendo que o desnível técnico é, hoje, o maior vilão do pólo aquático nacional. Com a profissionalização parcial desse esporte, constatamos que os Clubes que possuem recursos, provenientes ou não da Lei de Incentivo, tem equipes mais fortes. Mas minha dúvida é se essa 2ª Divisão trará a médio/longo prazo o efeito desejado já que, em princípio, não haverá ascenso e descenso. Na minha ótica míope, só vejo vantagens se houver o sobe/desce, pois só assim as equipes que ficarem na 2ª Divisão terão um motivo pra brigar por patrocínios e conseguir montar equipes capazes de fazer parte da "elite". Qto a somente 6 equipes na Liga, acho pouco. Poderiam ser 8 equipes em dois grupos e, como no Campeonato Carioca de Futebol, jogarem entre si no 1º Turno (3 jogos de cada equipe por grupo), os dois primeiros enfrentam os dois primeiros do outro grupo na semifinal e depois os vencedores fazem a final. O 2º Turno jogam contra as equipes da outra chave (4 jogos por equipe) e semifinal e final nos mesmos moldes. Os Campeões de cada Turnno fazem uma super final em melhor de 3 ou 5. Claro que tem que se ver a questão de datas, mas é uma idéia.
ExcluirEmir e CLodoaldo
ResponderExcluirEstamos passando por um período de mudanças no esporte que vão requer adaptações constantes.PReferimos ir passo a passo. Seis equipes em principio acho que esta de bom tamanho. em 2013 todos terão chances de lutar pela vaga outra vez no TRofeu Brasil. quem pode garantir que os dosi que subirem em 2012 irão garantir recursos em 2013?
Dessa forma as equipes que conquistarem a II divisão poderão se preparar para o ano seguinte.A idéia do CLodoaldo também e interessante. Outro ponto que temos que trabalhar e a questão da visibilidade que os patrocinadores dos clubes podem ter, já que a LIga tem patrocinadores específicos e o custo zero para os clubes.EStamos pensando já para esse ano uma estratégia de marketing conjunta, entretanto, sem diminuir a visibilidade do BRadesco e Correios.
como podem perceber estamos chegando num outro patamar e os problemas vão surgindo.Dai a necessidade de adaptações constantes.FInalizando, e gratificante poder discutir assuntos num nível onde os envolvidos querem realmente o desenvolvimento do esporte e as fofocas são deixadas lado.
Ricardo Cabral