A seleção masculina uruguaia está treinando desde o início de dezembro para participar do Sul-Americano de Belém, de 19 a 24 de março. A última participação dos uruguaios foi no Sul-Americano de 2004, em Mar del Plata, na Argentina, quando terminaram em 6º lugar. A meta agora é derrotar Equador e Chile e terminar em 5º. Para isso, os uruguaios vêm treinando duas vezes por dia, de segunda à sexta, e aproveitaram o feriado de Carnaval para reunir toda a equipe num treinamento em Maldonado, de sábado à terça.Em 2009, a seleção do Uruguai participou do 2º Mundial "B", da Fina, no Kuwait, e terminou na 7ª colocação entre 12 participantes.
O polo aquático no Uruguai, como em toda América do Sul, é amador e depende do esforço dos atletas para se manter ativo. Os treinos em dois períodos, por exemplo, implicam em uma sessão de musculação bem cedo pela manhã, antes do trabalho ou estudo, e o treinamento na água, das 21 às 23:45h. Para complicar ainda mais a situação do polo uruguaio, o número de praticantes é pequeno, o patrocínio inexistente (cada atleta está desembolsando cerca de 800 dólares para participar do Sul-Americano) e o intercâmbio se limita a alguns torneios na Argentina e no Chile.
De qualquer forma, os uruguaios estão confiantes em sua renovada seleção, em especial depois da chegada de um auxiliar-técnico, o cubano Gerardo Armando Rodríguez, que jogou na Segunda Divisão Espanhola.
Seleção Uruguaia: Federico García, Fernando Cánepa, Pablo Brugnini, Nicolás Falco, Diego Domínguez, Santiago Grundel, Andrés de León, Pedro Ferrer, Diego Carluccio, Juan Pablo Calimaris, Gaston del Campo, Leonardo Samurio e Martín Fernández.
Treinador: Jorge Remersaro.
Auxiliar-técnico e preparador físico: Gerardo Armando Rodríguez.
Comentários
Postar um comentário