Pular para o conteúdo principal

Pré-Olímpico: análise dos sorteios

O sistema de disputa dos torneios Pré-Olímpicos, tanto Masculino, quanto Feminino, é o mesmo, ou seja, as equipes jogam dentro dos seus grupos em turno único, as quatro primeiras colocadas avançam às quartas-de-final, quando teremos os cruzamentos: 1ºA x 4ºB, 2ºA x 3ºB, 3ºA x 2ºB e 4ºA x 1ºB., os vencedores desses confrontos garantem vaga em Londres 2012. (Clique aqui e veja os grupos e as tabelas).


MASCULINO
# se vencer Argentina e Venezuela, o Brasil ficará em 4º lugar no grupo e, nas quartas-de-final, deverá enfrentar Montenegro. Sem desmerecer nossos atletas, hoje em dia, derrotar Montenegro é uma tarefa impossível para o Brasil.
# vencendo também a Turquia (que se apresentou muito mal no Europeu de Eindhoven, no final de janeiro), o Brasil terminaria em 3º no grupo e, muito provavelmente, jogaria contra a Alemanha nas quartas. Tarefa dificílima mas não impossível de antemão, como no caso de Montenegro.
# para ficar em 2º, o Brasil teria que derrotar o Canadá, adversário que nos últimos anos tem feito uma preparação muito superior à da Seleção Brasileira, mas que, independentemente desse fator, acaba sempre fazendo jogos parelhos com os brasileiros. Nesse caso, o Brasil cruzaria nas quartas-de-final com Grécia ou Romênia. Qualquer uma dessas seleções entra como franca favorita num jogo contra o Brasil, mas ambas são inferiores à Alemanha. Nessa hipótese, seria mais interessante enfrentar a Romênia, que é uma equipe mais irregular, enquanto a Grécia se vale muito do jogo físico.
# todas essas possibilidades levam em conta dois fatores: primeiro, que o Brasil, atualmente, não tem como derrotar a Espanha e, portanto, não teria nem como sonhar com o 1º lugar do grupo, e, depois, que por mais difícil que seja derrotar Alemanha, Grécia ou Romênia, lembramos que a vaga olímpica é decidida em um único jogo apenas, o que aumenta a chance de uma surpresa. Por fim, quem sabe o acaso ajude, proporcionando algumas "zebras".


FEMININO
# o raciocínio é o mesmo do Masculino, isto é, aposta-se tudo num único jogo. Só que, apesar do número menor de participantes, a tarefa do Feminino é muito mais difícil, pois o nível técnico do Pré-Olímpico Feminino é, relativamente, mais alto do que o do Masculino. Podemos dizer que das nove seleções que estarão brigando por 4 vagas, pelo menos seis são candidatas ao pódio em Londres 2012 (desde que se classifiquem, é claro).
# a primeira coisa a fazer é vencer o Cazaquistão, o que não será nada fácil, depois, acreditar na sorte e na instabilidade das equipes femininas, que oscilam muito. De qualquer forma, mesmo que o Brasil consiga avançar às quartas-de-final, enfrentará, necessariamente, Itália, Rússia, Hungria ou Espanha.


Todas essas hipóteses têm como ponto de partida, uma boa preparação das Seleções Brasileiras. A Feminina, pelo menos, está cumprindo a programação planejada, treinando nos EUA e disputando a Liga Mundial e o Sul-Americano antes do Pré-Olímpico. Já a Masculina, com o cancelamento da viagem para a Croácia, terá como preparação apenas o Sul-Americano de Belém, o que, convenhamos, é muito pouco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.