Pular para o conteúdo principal

Europeu: dia 8 - balanço e vídeos

Como era esperado, foi uma rodada emocionante, com a atual campeã, Croácia, sendo eliminada da luta pelo título. No grupo A, a Hungria, única seleção com 100% de aproveitamento no campeonato, avançou diretamente às semifinais. A atual campeã mundial, a Itália, passou em 2º e enfrentará nas quartas-de-final a Alemanha, 3ª do grupo B. Grécia, 3ª colocada do grupo A, disputa uma vaga nas semifinais contra Montenegro, 2ª colocada no B.
Com relação as vagas para o Pré-Olímpico de Edmonton, no Canadá, três já foram preenchidas por Montenegro, Alemanha e Grécia. As duas vagas restantes sairão da disputa de 7º a 10º lugar. A Espanha, 5ª colocada do B, enfrenta a Turquia, 6ª de A, e não deve ter dificuldades em vencer. Macedônia, 5ª de A, joga contra a Romênia, 6ª de B, e o perdedor desse confronto já estará fora do Pré-Olímpico. Caso não tenhamos mais surpresas, a disputa de 7º a 10º lugar deve ter os seguintes confrontos: Croácia x Macedônia ou Romênia, e Holanda x Espanha. Lembrando que a Croácia já tem vaga garantida em Londres 2012 e, portanto, não conta na briga por vaga em Edmonton.

Croácia 11 x 10 - A Croácia, mais uma vez, entrou apática, e levou uma sequência de 0-3. Ainda no final do 1º quarto descontou e voltou com tudo no 2º quarto, exercendo uma defesa bastante agressiva. Virou o jogo e entrou no último quarto com 4 gols de vantagem. Quando parecia que o jogo estava definido, a Croácia voltou a apresentar a mesma apatia do início do jogo e a Espanha encostou. No último ataque espanhol, uma jogada de H+ que terminou com um chute, do "pau-do-gol", no peito de Pavic. A Espanha agora mira a vaga no Pré-Olímpico.



Turquia 2 x 22 Hungria - Teria sido mais proveitoso para a Hungria um coletivo titulares x reservas.

Sérvia 7 x 11 Montenegro - Um jogo estranho. A Sérvia entrou dando a impressão de que iria com tudo pra cima de Montenegro. Logo no começo, abriu 2-0 no placar. Nos minutos seguintes, vimos uma arbitragem muito rigorosa com a defesa da Sérvia, foram seis ataques de Montenegro com 4 expulsões e dois pênaltis. Montenegro virou o placar para 3-2 e o jogo teve alguns lances mais ríspidos no final do 1º quarto. No segundo quarto, a Sérvia passou mais de 5 minutos sem conseguir acertar uma bola sequer no gol de Montenegro, que aproveitou e abriu 3 gols de vantagem. Depois disso, o jogo ficou morno, com as equipes trocando gols. Um jogo atípico em que o resultado parece ter agradado a todos.

Romênia 9 x 10 Alemanha - Foi um jogo mais complicado do que parecia que ia ser, já que a Romênia não tinha mais chance de ficar nem mesmo em 5º lugar no grupo B. Mas os romenos jogaram sério e não deixaram os alemães relaxarem em nenhum momento. A Romênia ainda sonha com a vaga em Edmonton.

Macedônia 8 x 10 Holanda - Jogo entre duas equipes do terceiro escalão do polo aquático mundial, em que o fator mando de campo foi decisivo. De qualquer forma, ambas as equipes continuam na briga por uma vaga no Pré-Olímpico.

Itália 10 x 7 Grécia - Uma Itália diferente, com bem menos movimentação, mas que passou a impressão de que ganhou sem precisar fazer muito esforço. A Grécia, ao menos, alcançou seu principal objetivo, que era a vaga em Edmonton.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.