Pular para o conteúdo principal

Europeu: dia 6 - balanço e vídeos

Com os resultados de hoje, Hungria (grupo A) e Sérvia (grupo B) já garantiram vaga diretamente nas semifinais, com isso, só se enfrentarão numa possível final. O empate entre Espanha e Montenegro, e a derrota da Croácia para a Alemanha, embolaram de vez o grupo B. Na última rodada, Montenegro, Alemanha, Croácia e Espanha têm chance de terminar em segundo. Montenegro é a única que depende só de si, se vencer a Sérvia termina em 2º, independentemente dos outros resultados. A Alemanha leva vantagem num possível empate com Croácia ou Espanha, pois venceu os dois confrontos diretos. Croatas e espanhóis se enfrentam e, quem vencer, dependerá dos resultados de Montenegro (contra Sérvia) e Alemanha (contra Romênia), para poder terminar em 2º ou 3º. Lembrando que 2 dessas quatro seleções serão eliminadas, já que apenas as 3 primeiras colocadas de cada grupo continuam na briga pelo título.

Sérvia 14 x 5 Romênia - A Romênia parece ter poupado energia para o jogo de segunda-feira contra a Alemanha e, em nenhum momento, tentou fazer frente à Sérvia. Já para a Sérvia, parece que o campeonato começou pra valer depois do jogo contra a Croácia. Um passeio.

Macedônia 5 x 15 Itália - A Macedônia entrou com a mesma proposta do jogo contra a Hungria, isto é, uma marcação forte para evitar que os italianos abrissem frente no placar. Só que a seleção italiana está com um jogo de muita movimentação no ataque e, já no final do segundo quarto, a Macedônia não conseguia mais manter o mesmo padrão de marcação. Destaque para Pietro Figlioli que marcou 4 gols e que tem um dos chutes mais velozes do polo aquático mundial.

Turquia 7 x 12 Holanda - Na partida entre as duas seleções mais fracas do torneio, muitos erros e a vitória do time da casa.

Espanha 10 x 10 Montenegro - Outro jogão! O início do jogo deu a impressão que Montenegro venceria com facilidade. Nos 3 primeiros ataques, dois gols do centro Zlokovic. Mas a Espanha acertou a marcação no centro e com um excelente aproveitamento nas jogadas de H+ (83%), equilibrou a partida. Quando I. Perez estava na água, Montenegro marcava por zona, quando estava X. Valles, a marcação mudava para pressão, e foi justamente nos períodos em que Valles estava jogando que a Espanha conseguiu a maioria das expulsões. O jogo ofensivo de Montenegro cai muito de produção quando Zlokovic não está na água. Como destaques, o oitavo gol de Montenegro, numa troca de passes no melhor estilo NBA, e os dois gols de Felipe Perrone, o 2º (10º da Espanha), como segundo centro.



Grécia 7 x 9 Hungria - Mais uma vez a Hungria atuou à meia-força. Parece estar se poupando para as finais, já que a base da equipe é formada por jogadores veteranos. Abriu uma pequena vantagem e desacelerou o jogo. Destaque para o goleiro reserva Baksa, com uma ótima atuação.

Alemanha 10 x 9 Croácia - No jogo mais espetacular do Europeu até aqui, a Alemanha derrotou a Croácia e deu um grande passo para terminar em segundo no grupo B. A Croácia parece que entrou no jogo ainda abalada pela derrota para a Sérvia e pela suspensão de Dobud. Desconcentrada, viu a Alemanha dominar as ações. Na metade final do 2º quarto, com o placar em 4 a 2 para a Alemanha, Buslje, da Croácia, foi expulso em definitivo sem direito à substituição. Pênalti e quatro minutos de H+ para a Alemanha. Nesse período com um homem a mais, a Alemanha ampliou a vantagem de 2 para 4 gols. Com o fim da punição, no início do 3º quarto, os alemães tentaram administrar a vantagem (chegaram a atacar com apenas 2 jogadores), enquanto os croatas partiram com tudo pra cima da Alemanha. Muito nervosos, os jogadores croatas perderam gols incríveis mas, a 1'10" para o final, conseguiram o gol de empate. Porém, no ataque seguinte, H+ para a Alemanha e num rebote do goleiro Pavic, Schueler marcou o gol da vitória, a 23 segundos do fim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.