Pular para o conteúdo principal

Europeu: dia 4 - balanço e vídeos

Após a 3ª rodada, começam a se definir com mais clareza algumas posições. As quatro equipes que já estão classificadas para Londres 2012 (Itália, Sérvia, Croácia e Hungria), devem terminar entre os seis primeiros colocados, o que significa que até o 9º colocado do Europeu deve se classificar para o Pré-Olímpico.
A derrota de hoje para a Alemanha, complicou um pouco a situação da Espanha, mas nada ainda desesperador. O sistema de disputa da 7ª a 12ª colocação é o mesmo de 1º a 6º, ou seja, as equipes que ficarem em 4º em seus grupos avançam diretamente às "semifinais", enquanto as equipes que ficarem em 5º e 6º se enfrentam em confronto cruzado. Os vencedores disputam as "semifinais" com os 4º colocados. Os vencedores dessas "semifinais" já garantem vaga no Pré-Olímpico, os perdedores disputam o 9º lugar e a última vaga. Caso não aconteçam surpresas, a Espanha deve terminar em 5º no grupo B e enfrentará a Turquia, 6ª do A. Depois, terá dois jogos para vencer um e garantir vaga no Pré-Olímpico.
Com a vitória da Sérvia sobre a Croácia, as três primeiras posições do grupo B só devem ser definidas na última rodada, na segunda-feira (23/01)

Hungria 14 x 9 Macedônia - A Macedônia entrou marcando forte, inclusive no aspecto físico, e não deixou a Hungria abrir vantagem. Os húngaros em momento algum forçaram o jogo, chegando a ser displicentes em alguns lances (como no fim do 3º quarto, quando o treinador Kemeny fez um pedido de tempo para armar uma jogada de H+ e, no primeiro passe, o jogador húngaro entregou a bola para o adversário). No último quarto, a Hungria usou e abusou dos contra-ataques (perdeu alguns incríveis) e aumentou o placar.

Grécia 20 x 2 Turquia - A Grécia tem se apresentado de forma muito irregular, variando a performance de jogo para jogo e até dentro de uma mesma partida, mas deu muita sorte no sorteio e deve conseguir uma vaga pro Pré-Olímpico logo na 1ª fase. Já a Turquia, sinceramente, o que está fazendo no Europeu? A LEN tem que rever seus critérios de classificação, algumas seleções que ficaram de fora, como Rússia, França e Eslováquia, por exemplo, são bem melhores do que a Turquia.

Alemanha 16 x 10 Espanha - Grande vitória da Alemanha, que apresentou muito mais volume de jogo do que a Espanha. A equipe espanhola sempre teve como um dos seus pontos fortes a natação, mas não parece estar 100% fisicamente, se desconcentrando em vários momentos do jogo. Além disso, alguns dos seus principais jogadores, como Molina e Garcia, ainda não jogaram tudo o que podem.

Croácia 12 x 15 Croácia - Como sempre, muita rivalidade num jogo extremamente físico, bastante viril e cheio de jogadas ríspidas, em bom português, o "pau comeu". No 3º quarto, um dos árbitros paralisou o jogo e chamou Filipovic, da Sérvia, e Buslje, da Croácia, à beira da piscina e advertiu os dois times. Mas de nada adiantou, no último quarto, primeiro Buric, da Croácia, foi expulso em definitivo com direito à substituição. Mais tarde, Sukno (Croácia) e Cuk (Sérvia), trocaram agressões e também foram expulsos em definitivo com direito à substituição. Quando faltavam 40 segundos para o final, Dobud, centro da Croácia, desferiu um direto de direita na cara de Filipovic, causando um hematoma imediato abaixo do olho esquerdo (veja o vídeo abaixo). Expulsão definitiva sem direito à substituição e pênalti para a Sérvia. Filipovic bateu, marcou e "dedicou" o gol a Dobud, que ainda estava no banco. Os últimos segundos ainda viram mais alguns lances bastantes ríspidos.
No geral, um jogo com duas defesas muito agressivas (ao todo foram 38 expulsões e 2 pênaltis) e ligeira vantagem para a Sérvia.




Itália 14 x 6 Holanda - Apesar da empolgação da torcida holandesa, a Itália sobrou, tanto técnica, quanto fisicamente. A defesa holandesa tinha muitas brechas e os chutadores italianos fizeram a festa de média distância. Destaque para o centro Matteo Aicardi e para o atacante Alex Giorgetti, que já haviam se destacado no Mundial de Xangai e continuam jogando muito.



Romênia 8 x 11 Montenegro - Mais um jogo em que a diferença técnica entre as equipes ditou o ritmo da partida. Montenegro jogou à meia-força mas, mesmo assim, em momento algum teve a vitória ameaçada.

Comentários

  1. É impressionante como os problemas políticos ainda são levados para dentro do esporte. E
    o soco que o Filipovic levou ainda pegou meio de raspão. Se pega em cheio, fecha o olho dele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.