Pular para o conteúdo principal

Vem aí o Europeu 2012

Vídeo promocional do Europeu 2012

Em janeiro próximo, de 16 a 29, na cidade de Eindhoven, na Holanda, serão disputadas a 29ª edição do Campeonato Europeu Masculino e a 13ª edição do Feminino.
A expectativa para esse Europeu é muito grande, uma vez que servirá não só como preparação e prévia para as Olimpíadas de Londres, no meio do ano, mas como classificatório para os Pré-Olímpicos de Edmonton, no Canadá, e Trieste, na Itália. As principais seleções já divulgaram a lista de convocados e estão em treinamento.
As seleções masculinas da Itália e da Croácia farão um período de treinos conjuntos em Padova, na Itália, entre os dias 26 e 30 de dezembro. A Itália convocou 18 jogadores para os treinos, com destaque para o retorno do goleiro Tempesti, escolhido o Melhor Goleiro do último Mundial de Xangai, e que havia passado por uma cirurgia no ombro no início da atual temporada. Outro jogador que integra a seleção italiana, atual campeã mundial, é o brasileiro Pietro Figlioli. Já o treinador Rudic, da Croácia, não poderá contar com o veterano Damir Buric, se recuperando de uma lesão no ombro. Entre os 18 convocados da seleção croata se encontra Andjelo Setka, que no 1º semestre desse ano defendeu o Paineiras na Copa Mercosul e no Troféu Brasil.
A Espanha, do brasileiro Felipe Perrone, começou sua preparação essa semana com 22 convocados. De 8 a 11 de janeiro os espanhóis disputarão um torneio em Chios, na Grécia, junto com Sérvia, Montenegro e Grécia. Sintoma da crise econõmica pela qual passa a Divisão de Honra Espanhola, dos 22 convocados, seis, todos titulares da seleção, estão jogando no exterior.
Romênia, com 15 convocados, e Montenegro, com 22 jogadores, também começaram suas preparações essa semana. Montenegro, depois do decepcionante 7º lugar no Mundial de Xangai, conta com as voltas de Zlokovic e Paskovic para tentar o seu segundo título Europeu (foi campeão em 2008). Enquanto a Romênia tenta terminar entre os 9 primeiros para garantir vaga em Edmonton.
A Hungria, maior vencedora de Europeus, com 12 títulos (a segunda colocada é a Rússia/URSS com 5 títulos), terá o reforço de Kasas, que pouco antes do Mundial de Xangai havia anuciado sua aposentadoria da seleção húngara, mas agora voltou atrás para tentar o tetracampeonato olímpico.
No Feminino, o equilíbrio histórico é maior, com Holanda e Itália com 4 títulos cada e a Rússia com 3 (todos conquistados nas três últimas edições - 2006, 2008 e 2010). Para acompanhar as notícias do Feminino, aconselhamos acessar o site www.poloaquatico.com.br, especializado no assunto.
Clique aqui e veja os grupos e as tabelas do Europeu 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os campeões de 2018 dos torneios em águas abertas

Mercado 2012: primeiras contratações Paineiras Projeto Futuro (atualizado)

Quem chega: Daniel Amorim [1993] (SESI); Rodrigo "Beisso" Siracusa [1993] (SESI); Matheus Anastasio [1994] (Pinheiros). OBS.: confirmadas também a permanência de Fábio "Binho" Arnoldi e a volta do centro Caio Braz. OBS.2: Ramiro Garcia também permanecerá, já Murício Lima foi mesmo para o SESI.

II OPEN SANTOS POLO OCEAN - Santos (SP)