Pular para o conteúdo principal

Vem aí o Europeu 2012

Vídeo promocional do Europeu 2012

Em janeiro próximo, de 16 a 29, na cidade de Eindhoven, na Holanda, serão disputadas a 29ª edição do Campeonato Europeu Masculino e a 13ª edição do Feminino.
A expectativa para esse Europeu é muito grande, uma vez que servirá não só como preparação e prévia para as Olimpíadas de Londres, no meio do ano, mas como classificatório para os Pré-Olímpicos de Edmonton, no Canadá, e Trieste, na Itália. As principais seleções já divulgaram a lista de convocados e estão em treinamento.
As seleções masculinas da Itália e da Croácia farão um período de treinos conjuntos em Padova, na Itália, entre os dias 26 e 30 de dezembro. A Itália convocou 18 jogadores para os treinos, com destaque para o retorno do goleiro Tempesti, escolhido o Melhor Goleiro do último Mundial de Xangai, e que havia passado por uma cirurgia no ombro no início da atual temporada. Outro jogador que integra a seleção italiana, atual campeã mundial, é o brasileiro Pietro Figlioli. Já o treinador Rudic, da Croácia, não poderá contar com o veterano Damir Buric, se recuperando de uma lesão no ombro. Entre os 18 convocados da seleção croata se encontra Andjelo Setka, que no 1º semestre desse ano defendeu o Paineiras na Copa Mercosul e no Troféu Brasil.
A Espanha, do brasileiro Felipe Perrone, começou sua preparação essa semana com 22 convocados. De 8 a 11 de janeiro os espanhóis disputarão um torneio em Chios, na Grécia, junto com Sérvia, Montenegro e Grécia. Sintoma da crise econõmica pela qual passa a Divisão de Honra Espanhola, dos 22 convocados, seis, todos titulares da seleção, estão jogando no exterior.
Romênia, com 15 convocados, e Montenegro, com 22 jogadores, também começaram suas preparações essa semana. Montenegro, depois do decepcionante 7º lugar no Mundial de Xangai, conta com as voltas de Zlokovic e Paskovic para tentar o seu segundo título Europeu (foi campeão em 2008). Enquanto a Romênia tenta terminar entre os 9 primeiros para garantir vaga em Edmonton.
A Hungria, maior vencedora de Europeus, com 12 títulos (a segunda colocada é a Rússia/URSS com 5 títulos), terá o reforço de Kasas, que pouco antes do Mundial de Xangai havia anuciado sua aposentadoria da seleção húngara, mas agora voltou atrás para tentar o tetracampeonato olímpico.
No Feminino, o equilíbrio histórico é maior, com Holanda e Itália com 4 títulos cada e a Rússia com 3 (todos conquistados nas três últimas edições - 2006, 2008 e 2010). Para acompanhar as notícias do Feminino, aconselhamos acessar o site www.poloaquatico.com.br, especializado no assunto.
Clique aqui e veja os grupos e as tabelas do Europeu 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.