Pular para o conteúdo principal

Ranking Potóff 2011 - Masculino

Junto com o Ranking da CBDA, divulgado anualmente, o Potóff resolveu também estabelecer um Ranking baseado nas competições nacionais, mas com critérios um pouco diferentes.
Os Festivais Infantis, por se tratarem de festivais, terão, em nosso Ranking, uma pontuação única para todos os participantes. Como se trata de um evento misto, essa pontuação só será acrescida no Ranking Geral.
Como o polo aquático no Brasil ainda é um esporte amador, com os atletas, na medida em que vão crescendo, encontrando dificuldades em conciliar o esporte com outras atividades como estudo e trabalho, decidimos conferir um peso maior às categorias de faixa etária mais alta, com destaque para a categoria Adulto, uma vez que, nas condições amadoras atuais, as agremiações que conseguem manter times adultos competitivos devem, em nossa opinião, ser valorizadas e reconhecidas. Portanto, a pontuação dos torneios adultos (Taça Brasil e Liga Nacional) são as maiores do nosso Ranking, assim como a diferença de pontos do campeão para o segundo colocado. Na medida em que a faixa etária das categorias diminui, as pontuações também vão diminuindo, inclusive na diferença de pontos entre o campeão e o vice.
As competições que contaram pontos para o Ranking do Potóff foram:


ADULTO
Taça Brasil e Liga Nacional

SUB-21 (90)
Campeonato Brasileiro

SUB-19 (92)
Campeonato Brasileiro

JÚNIOR (94)
Copa Brasil e Campeonato Brasileiro

JUVENIL (96)
Copa Brasil e Campeonato Brasileiro

INFANTO (98)
Copa Brasil e Campeonato Brasileiro


RANKING POTÓFF 2011 MASCULINO
1º - Fluminense 99 pts.
2º - SESI 90
3º - Flamengo 81
4º - Pinheiros 64
5º - Botafogo 59
6º - Paineiras 52
7º - Hebraica 34
8º - Paulistano 29
9º - Tijuca 12
10º - Amazonense 10
11º - Jundiaiense 8
12º - Náutico Cearense 4
13º - APAUFSC 1
14º - Curitibano 1
15º - Bauru 1


RANKING CBDA 2011 MASCULINO
1º - SESI 380,5 pts.
2º - Fluminense 380 
3º - Flamengo 372 
4º - Botafogo 294,5 
5º - Pinheiros 250 
6º - Paineiras 245 
7º - Hebraica 199 
8º - Paulistano 144 
9º - Tijuca 103 
10º - Jundiaiense 92 
11º - Amazonense 34 
12º - Bauru 12

Comentários

  1. Clodoaldo,
    Discordo de você, acho que os clubes que desenvolvem melhor a sua base e são gratificados com resultados mais expressivos nos campeonatos,deveriam ter também como recompensa peso igual ou maior para pontuação em um Ranking Geral.Seria muito mais fácil, ou vem sendo muito mais fácil um Clube lançar uma rede no mar,no caso na piscina para recolher os peixes bonitos , botar em um lindo aquário para exposição(categoria adulto e sub 21/19) e com uma placa igualmente bonitinha com os dizeres "Feitos aqui"(ou seja, campeão), ainda obterem mais pontos por isso no Ranking Geral.
    Roberto Cabral

    ResponderExcluir
  2. Caro Roberto, respeito sua opinião e, numa situação ideal, até concordaria com vc. Mas acontece q a expressão “categorias de base” tem um certo efeito mágico, como se o simples fato de disponibilizar uma piscina e um horário significasse “investir na base”. As categorias de base do polo brasileiro, salvo honrosas exceções, ñ oferecem nada para os pequenos atletas, nem em termos de estrutura (uniformes, viagens, em alguns casos, nem mesmo piscina e vestiários decentes), nem em termos técnicos (raramente vi treinos específicos na base para goleiros, centros e marcadores, por exemplo). Por isso, acho q as equipes q, de uma forma ou de outra, dão continuidade a essa tentativa de formação, merecem um reconhecimento maior. Depois, existe a questão da excelência, q, em qq esporte, se encontra na categoria Adulto. Se vc pegar o Masculino como ex., Fluminense, SESI, Botafogo e Flamengo participaram de todos os campeonatos nacionais, em todas as categorias, sendo q o Fluminense conquistou os 2 principais títulos do polo aquático brasileiro (Taça Brasil e Liga Nacional), dentro das regras estabelecidas pela CBDA. Na minha opinião, ñ tem como o Fluminense ñ ser o líder do Ranking no Masculino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os campeões de 2018 dos torneios em águas abertas

Mercado 2012: primeiras contratações Paineiras Projeto Futuro (atualizado)

Quem chega: Daniel Amorim [1993] (SESI); Rodrigo "Beisso" Siracusa [1993] (SESI); Matheus Anastasio [1994] (Pinheiros). OBS.: confirmadas também a permanência de Fábio "Binho" Arnoldi e a volta do centro Caio Braz. OBS.2: Ramiro Garcia também permanecerá, já Murício Lima foi mesmo para o SESI.

II OPEN SANTOS POLO OCEAN - Santos (SP)