Pular para o conteúdo principal

Destaques 2011 (internacional)

Apesar de não conseguirmos acompanhar o polo aquático internacional como gostaríamos, já que o polo aquático é um esporte com pouca visibilidade, mesmo na Europa, o que dificulta a obtenção de notícias e informações, temos hoje em dia o recurso da internet que, em certa medida, consegue preencher uma parte dessa lacuna. Os principais jogos têm seus compactos disponibilizados na web (em alguns casos, o VT completo) e os principais campeonatos de 2011, como o Mundial de Xangai, os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e o Final Four da Euro Liga, foram passíveis de serem assistidos ao vivo, na íntegra, o que nos encorajou a, arbitrariamente, darmos nossa opinião sobre os destaques internacionais. Fiquem à vontade para concordar ou discordar.




Itália, campeã mundial, em foto do site da FINA

MELHOR SELEÇÂO MASCULINA - Não tem como não escolher a Itália. Depois de anos em baixa, com colocações pífias nos principais campeonatos (Mundial, Olimpíadas, Liga e Europeu), a seleção italiana se renovou sob o comando do treinador Alessandro Campagna e já no Europeu do ano passado, quando foi vice-campeã, dava mostras de que estava em ascensão. Esse ano, após perder a Liga Mundial em casa para a Sérvia, enfrentou a mesma Sérvia, um mês depois, no Mundial de Xangai, e deu o troco, levantando um título que não conquistava dede 1994.




Grécia, campeã mundial, em foto do site da FINA

MELHOR SELEÇÃO FEMININA - Sem dúvida, a Grécia, que conquistou pela primeira vez o título Mundial em Xangai, depois de 3 partidas espetaculares contra Holanda (quartas-de-final), Itália (semifinal) e China (final).




Partizan, campeão da Euro Liga, em foto do site da LEN

MELHOR TIME MASCULINO - Partizan Belgrado, da Sérvia, que com uma atuação irretocável, surpreendeu a todo mundo e venceu o fortíssimo Pro Recco, da Itália, na final do Final Four da Euro Liga, em Roma.




Sabadell, campeão da Copa dos Campeões, em foto do blog Turbogal

MELHOR TIME FEMININO - Sabadell, da Espanha, que, em 2011, venceu todos os campeonatos que disputou (Divisão de Honra Espanhola, Copa da Rainha, Supercopa da Espanha e a Copa dos Campeões da Europa, principal torneio feminino de clubes do mundo).




Norbert Madarás disputando bola com Felipe Perrone (foto: zimbio.com)

DESTAQUE INDIVIDUAL MASCULINO - Apesar do site da FINA ter escolhido o canhoto sérvio Filip Filipovic como o Melhor Jogador de 2011, num ano em que Sérvia e Itália dominaram as principais competições, o Potóff aponta outro canhoto como o principal destaque masculino, o húngaro Norbert Madarás. Apesar de não ter conquistado os títulos Europeu, com o Pro Recco, nem o Mundial, com a seleção húngara, Madarás fez uma temporada sensacional, repleta de grandes exibições e com alguns dos gols mais bonitos do ano.




Alexandra Asimaki em foto do site zimbio.com

DESTAQUE INDIVIDUAL FEMININO - Praticamente, acompanhamos o polo aquático feminino internacional apenas no Mundial de Xangai e nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, por esse motivo, encampamos a escolha do site da FINA: Alexandra Asimaki, centro da seleção grega, campeã mundial.

Comentários

  1. Clodoaldo,
    Permita-me discordar ,mas a melhor seleção de 2011,10,9,8,7,6..........foi e será sempre a da Hungria!
    Abs e Bom 2012!
    Roberto Cabral

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Roberto. Um ótimo 2012 pra vc tb. A Hungria pode ser a Melhor de Todos os Tempos esse ano, se conseguir o tetracampeonato Olímpico, com a mesma geração de 2000!
    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.