Pular para o conteúdo principal

Nova iluminação na piscina



Foi testado, na partida entre Itália e Rússia, pela Liga Mundial, um novo sistema de iluminação da piscina, que visa facilitar a compreensão do jogo. O sistema consiste de tubos luminosos de led colocados nas laterais e no fundo da piscina nas marcações de 5m (verde) e 2m (vermelho), além de um tubo posicionado dentro do gol. Quando faltam 5 segundos para o fim do tempo de ataque, o tubo colocado nos 5m e o de dentro do gol, começam a piscar, alertando para a necessidade de concluir a jogada. Além disso, a área de exclusão também é iluminada em vermelho, indicando que o jogador tem que sair e, depois de vinte segundos, fica verde permitindo a reentrada.
O sistema foi idealizado por Alesso Piaggio, ex-jogador do Civitavecchia entre os anos 76/83. A ideia foi apresentada à Gianni Lonzi, da FINA, durante o Mundial de Xangai, que autorizou a experimentação.


Comentários

  1. Muito bom. Na verdade excelente. Agora cabe as Confederações colocarem em prática. Para ajudar, sugiro que a CBDA leve o projeto a uma das nossas universidades e tente fazer um convênio na área de desenvolvimento técnológico para o esporte e consiga viabilizar a produção do sistema de luzes. Mas vão dizer que não pode porque está em fase de testes. Não podemos ser tão cegos a ponto de não perceber que vai ser autorizado. Lógico que não tenho idéia do custo do "brinquedinho" mas se tentarmos viabilizar junto aos nossos centros acadêmicos ele vai ter um custo menor e vai ajudar no desenvolvimento de tecnologia nacional. Não podemos esquecer que temos mais um patrocinador no pólo, a Sadia, que poderia entrar com os recursos para consecução do sistema. Clodoaldo, vc poderia tentar junto ao pessoal do WP Development se eles dados mais específicos do projeto?

    ResponderExcluir
  2. Emir seu comentário é fantástico. Você sugere e na sequência do raciocínio infere que não vai ser aceito, afirma categoricamente que vai ser aprovado, levanta as dificuldades e possibilidades mais fáceis e ainda, de quebra, sugere alocação de verba de um patrocinador específico do polo para isso. Isso chama-se excelência em gestão ou " bola de cristal"
    Abs
    Ricardo Cabral

    ResponderExcluir
  3. Prezado Cabral, bom dia. Só agora estou lendo a sua resposta e não entendi seu sarcasmo. Primeiramente, não estou aqui para ter bola de cristal, afinal de contas não sou o "Herculano Quintanilha". Em segundo lugar,realmente posso ter exagerado na minha afirmação, pois ela foi fruto de um entusiasmo pelo indetismo do evento já que há muito tempo não via no pólo algo interessante. Claro que esse entusiamo me fez esquecer das "forças ocultas" que existem no pólo e que só pensam no seu bem estar e em manter o pólo confinado para se locupletarem. Quanto ao patrocinador, citei a Sadia exemplo assim como poderia ter citado os Correios ou quem sabe uma ONG ligada ao Ministério dos Esportes ou outro qualquer que fique interessado em bancar, claro que com a anuência da sua CBDA. Portanto, me desculpe se fui tão enfático no meu comentário anterior, não queria criar expectativas exacerbadas, pois pelo visto elas não vão nem acontecer, certo?!

    ResponderExcluir
  4. Caro Emir,
    Não sei se acontecerão. Não tenho bola de cristal e acredito que a implantação de um novo sistema deverá se muito debatido entre os membros do TWPC. Quantos aos aspectos positivos são muitos, principalmente, para o marketing do polo. Em termos tecnológicos (custo) e operacionais ( de quem será a responsabilidade)é que acredito que o debate será maior. Se aprovado e tornar obrigatório, as Federações Internacionais terão que dispor do equipamento ao realizar eventos oficiais internacionais e recursos deverão ser canalizados e ou criados para isso e as opções são muitas como você bem colocou. O meu "sarcasmo" se refere ao seu posicionamento que ao mesmo tempo em que sugere parcerias e convênios já afirma que a CBDA não fará ( aí que entra a bola de cristal), afirma também que a FINA aprovará e oficializará ( Espero que sim mas tenho minhas dúvidas pois conheço bem a turma do TWPC, e aí volta a bola de cristal) quanto a criar expectativas exacerbadas e que elas não vão acontecer mais uma vez entra a bola de cristal. Finalizando, Emir, acredito que você tenha um trabalho, uma remuneração e talvez não se ache locupletando dele. Trabalho na CBDA como profissional remunerado e não me sinto nenhum pouco me locupletando dele da mesma forma. Recebo pelo que faço e pelo que produzo. Talvez, muitos como você não gostem do que faço e produzo. Fazer o que? O Presidente gosta e me paga pelo serviço. Só resta pedir a ele minha demissão ou então entrar na fila dos que querem que eu saia. A senha está em 476, e já deletei mais de 500 números que já desistiram.Não me sinto insubstituível e já até pedi algumas vezes para sair. Vamos aguardar mais um pouco. Sem estresse. Veja o exemplo do "maluquinho" do site especializado. O cara pirou de vez
    Abs
    Ricardo Cabral

    ResponderExcluir
  5. Prezado Cabral, vamos por partes como "Jack The Ripper":
    1 - Em momento algum no meu primeiro comentário eu afirmei que a CBDA não iria adotar ou não a idéia. Se vc se refere ao questionamento que fiz ao Clodoaldo, seria para eu conhecer como funciona a "traquitana";
    2 - Como vc mesmo relata na sua segunda resposta, parece que a idéia está fadada ao insucesso, seja pelo pessoal da TWPC que vc diz conhecer bem seja pelos custos operacionais envolvidos;
    3 - Quando falei em "forças ocultas" e "locupletar" foi porque o pólo parece ter um monstro que se alimenta da sua obscuridade. Mas se isso lhe ofendeu peço desculpas, pois em momento algum procurei ser irônico ou sarcástico na minha opinião; e
    4 - Quanto a me candidatar a ocupar sua vaga na CBDA, pode ter certeza que jamais verás o meu nome nessa lista, pois entendo que para conseguir um cargo seja ele qual for, isto deve acontecer por mérito e não pelo simples fato de termos algumas opiniões antagônicas.
    Abs,

    ResponderExcluir
  6. Valeu Emir vamos continuar torcendo para a idéia dar certo e que consigamos viabilizá-la. Fica aí uma sugestão aos "Professores pardais" já começarem a projetar essa tecnologia.
    Abs
    Ricardo Cabral

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os campeões de 2018 dos torneios em águas abertas

Mercado 2012: primeiras contratações Paineiras Projeto Futuro (atualizado)

Quem chega: Daniel Amorim [1993] (SESI); Rodrigo "Beisso" Siracusa [1993] (SESI); Matheus Anastasio [1994] (Pinheiros). OBS.: confirmadas também a permanência de Fábio "Binho" Arnoldi e a volta do centro Caio Braz. OBS.2: Ramiro Garcia também permanecerá, já Murício Lima foi mesmo para o SESI.

Troféu Brasil Masculino: Pinheiros campeão

SESI e Pinheiros repetem hoje a final da última Super Liga , na decisão do Troféu Brasil Masculino 2015 . Essa já era uma final esperada, pois os dois times são a base da atual Seleção Brasileira. A única surpresa dessa edição do Troféu Brasil foi a última colocação do Fluminense, clube mais vencedor do polo aquático brasileiro, tendo, inclusive, vencido as últimas nove edições do Troféu Brasil . Com a oitava colocação o Fluminense fica fora da edição 2015 da Super Liga , torneio em que é tricampeão. Confira baixo os resultados.