Pular para o conteúdo principal

Mundial Jr. (91): Seleção segue hoje para a Grécia



A Seleção Brasileira Jr. (91), que está na Croácia, segue hoje (25/08) rumo à Volos, na Grécia, para a disputa do Campeonato Mundial Jr. (91), que começa no próximo sábado, 27/08 (o Brasil estreia contra a Croácia).
Entramos em contato com o treinador Goran Sablic para saber como foram os treinos na Croácia. Veja abaixo suas colocações.

"O treinamento em Split foi muito bom, infelizmente foi curto, mas eu acredito que os jogadores terão um grande benefício e nossa performance em Volos será melhor.
Em apenas 6 dias de treinamento (perdemos dois dias com a viagem - 18 e 25), jogamos dez jogos contra 8 equipes de diferentes níveis (Seleção Sub-20 da República Tcheca, Jadran Neum - da 2ª Divisão da Croácia, a equipe júnior do Mornar - campeã croata, e as equipes adultas do Jadran, Mornar, POSK, Sibenik e um time formado por jogadores que jogam no exterior).
Nós organizamos os treinos de uma maneira que começamos jogando com as equipes mais fracas e nos três últimos dias jogamos apenas contra equipes adultas, apesar de estas equipes estarem sem os jogadores juniores que estão na seleção croata e os jogadores estrangeiros, uma vez que o mercado de transferências ainda está aberto. Em setembro, quando a Seleção Brasileira Adulta chegar aqui, essas equipes estarão bem mais fortes.
Depois de chegarmos tarde da noite na quinta-feira, fomos para Neum, a 130km de Split, disputar o Torneio Memorial Ivica Bacic, ex-presidente do Jadran Neum. Na semifinal tivemos um jogo fácil contra a Seleção Sub-20 da República Tcheca (27:3), e a noite jogamos contra a equipe de Neum, da 2ª Divisão da Liga Croata, reforçada por alguns jogadores da 1ª Divisão. Ganhamos de 13:12 em frente a mais de 1000 espectadores, com show de fogos após a partida.
Também viajamos até Sibenik (80km de Split), aonde jogamos na piscina do Mundial Jr. de 2009.
O único dia sem jogos foi domingo, com a manhã de folga, enquanto à tarde tivemos uma clínica na água com o duas vezes medalhista olímpico Deni Lusic (Los Angeles 84 e Seul 88), um dos melhores marcadores de sua época, e que mais tarde se tornou um treinador de muito sucesso. Ele trabalhou com nossos jogadores na piscina, instruindo-os a como marcar o centro.

Deni Lusic, bicampeão olímpico

Foi uma pena não termos chegado alguns dias antes, já que as seleções juniores da Itália e da Croácia estavam treinando em Split no período de 15 a 19 de agosto, mas eles viajaram para a Itália no dia de nossa chegada.
O treinamento ideal seria em torno de 10 a 14 dias, já que não tivemos muito tempo para descanso, mas mesmo nesse curto período fizemos o melhor possível, apesar de ter sido muito cansativo para os atletas, uma vez que o clima aqui está muito quente (entre 37 e 40 graus). Todos os clubes daqui ficaram muito satisfeitos com a nossa equipe e os nossos jogadores, e querem contratar alguns deles para a disputa da Liga Adriática nessa temporada. Tenho certeza de que este treinamento vai nos ajudar bastante na Grécia. Todos os jogadores deram o seu melhor e ninguém está doente ou machucado.
Hoje estamos indo para Zagreb (às 07:30h), aonde pegaremos o vôo para Atenas, e depois mais 320km de ônibus para Volos, devendo chegar por volta da meia-noite."

Comentários

  1. Boa sorte a toda equipe(atletas e técnicos ) e tambem ao árbitro representante do Brasil Denis Danellon.
    Roberto Cabral

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.