Pular para o conteúdo principal

Mundial de Xangai: Sérvia e Itália repetem a final da Liga

Num jogo sensacional e atípico, decidido apenas na prorrogação, a Sérvia derrotou a Hungria de virada e garantiu vaga na final. Com os dois times vibrando muito e a rivalidade à flor da pele, Sérvia e Hungria fizeram um jogo atípico para os padrões do 1º escalão do polo mundial, quando geralmente as defesas sobressaem mais do que os ataques. Nesse jogo foi ao contrário, com os ataques prevalecendo, muito em função do alto número de expulsões, o que tem sido uma das características desse Campeonato Mundial. A  arbitragem tem sido bastante rigorosa em situações tais como não deixar o adversário se movimentar, assim como nas jogadas no centro, com a expulsão sendo assinalada sempre que a bola "entra" e o marcador está nas costas do atacante. No jogo de hoje, a Hungria, depois de abrir 3 gols de vantagem no 2º quarto e de sustentar essa vantagem até o início do último quarto, sofreu uma sequência de 0-4. No 2º tempo da prorrogação os húngaros ainda conseguiram empatar numa jogada de H+, mas na jogada seguinte, também em um H+, os sérvios marcaram e a "maldição dos Mundiais" continuou valendo para os húngaros (a Hungria só venceu 2 em 14 edições).
Já a outra semifinal, entre Itália e Croácia, foi bem dentro dos padrões, ou seja, as defesas decidiram o jogo, com destaque para a defesa italiana que obrigou o ataque croata a chutar de média e longa distância. Vale ressaltar, também, que enquanto Tempesti estava num ótimo dia, o mesmo não se pode dizer do goleiro croata, Pavic, que falhou em alguns gols.
Agora, Sérvia e Itália repetem no sábado, à 10:00h,  a final da Liga Mundial disputada há um mês atrás, na Itália, e que a Sérvia ganhou por um gol de diferença.
Os vídeo-tapes completos dos dois jogos já estão disponóveis no canal do El Cuervo no Justin.TV (clique aqui). Em breve postaremos os links para os compactos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.