Pular para o conteúdo principal

Mundial de Xangai: no Masculino Brasil também é 14º

Acabou agora há pouco a disputa do 13º lugar do Torneio Masculino e o Brasil, assim como no Feminino, foi derrotado pelo Cazaquistão. Também no Masculino, a parte de baixo da tabela sofreu poucas alterações. No Mundial de Roma 2009, China, Brasil, África do Sul e Cazaquistão ocuparam as posições inferiores, com algumas variações nas colocações (agora em Xangai, o Japão substituiu a Macedônia no grupo do 3º escalão). Com a preparação se resumindo apenas a treinos coletivos no Brasil fica difícil cobrar algo mais da Seleção Brasileira, talvez, com um pouco mais de sorte e concentração, tivesse sido possível terminar em 12º lugar, o que teria um efeito muito mais psicológico do que prático. Resta agora se preparar para o Pan, aonde teremos a difícil missão de repetir a prata do Rio 2007. Mas, como disse André "Quito" Raposo em seu comentário (ver na postagem Mundial de Xangai: definidas as quartas-de-final no Masculino), essa equipe do Canadá não parece ser do mesmo nível das anteriores, o que aumenta nossas esperanças.
Nas quartas-de-final, enquanto o 1º escalão do polo feminino reservou algumas novidades, como a eliminação das atuais campeãs e vice mundiais (EUA e Canadá), no 1º escalação masculino pouca coisa mudou. Nas semifinais teremos, de um lado, o confronto entre a Hungria, atual campeã olímpica, e a Sérvia, atual campeã mundial, e do outro, a reedição da final do Europeu do ano passado entre Croácia e Itália. Com a classificação da Sérvia, campeã da última Liga Mundial, para as semifinais, Croácia, Hungria e Itália já garantiram suas vagas em Londres 2012.
Agora é torcer para conseguir bons links na web, para assistir as semifinais com a mesma qualidade das transmissões das quartas-de-final. Um destaque especial para a transmissão do canal Teledeportes Espanha no jogo Itália x Espanha, que contou com os comentários de Dani Ballart, como sempre muito simpático e cheio de histórias para contar.


Semifinais
Hungria x Sérvia
Croácia x Itália

Disputa de 5º a 8º lugar
EUA x Alemanha
Montenegro x Espanha

Disputa de 9º lugar
Canadá x Austrália

Disputa de 11º lugar
Romênia x Japão

Colocação Final
13º - Cazaquistão
14º - Brasil
15º - China
16º - África do Sul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.