Pular para o conteúdo principal

Dicionário das Competições: Euro Liga

Frequência: Anual (de outubro a junho).

Histórico: Esta é a competição de clubes mais importante do polo aquático masculino mundial. Começou em 1963, com o nome de Copa dos Campeões, nome que manteve até 1996. De 1996 até 2003, mudou para Liga dos Campeões. A partir de 2003 foi rebatizada como Euro Liga.

Formato: A Euro Liga é composta de 5 fases: 1ª, 2ª, Preliminar, Quartas-de-final e Final Four. Os campeões das oito principais Ligas Nacionais da Europa (Itália, Croácia, Sérvia, Hungria, Espanha, Rússia, Grécia e Montenegro) só entram na disputa a partir da fase Preliminar. 
Na 1ª fase, participam os terceiros colocados das oito principais Ligas Nacionais europeias, mais os campeões e vices de Ligas de menor expressão (num máximo de 24 equipes), divididas em 4 grupos, aonde os dois primeiros colocados de cada grupo avançam à 2ª fase. Essa 1ª fase é disputada em 4 sedes diferentes num único final de semana.
Na 2ª fase, esses oito classificados juntam-se aos oito segundos colocados das principais Ligas. As 16 equipes são divididas em 4 grupos de quatro, aonde os 2 primeiros avançam à fase Preliminar. As equipes que terminarem em 3º e 4º, passam a disputar o Troféu LEN. Também aqui, a disputa se dá em 4 sedes diferentes, num único final de semana. 
Na fase Preliminar, as 16 equipes (oito que avançaram da 2ª fase e os 8 principais campeões da Europa) são divididas em quatro grupos de 4, mas agora com partidas de ida-e-volta dentro dos seus respectivos grupos, durando cerca de três meses. Mais uma vez, os 2 primeiros de cada grupo avançam. 
A partir da edição 2010/2011, as quartas-de-final também passam a ser disputadas em grupos (antes o sistema era de play-offs). São 2 grupos de quatro, sendo que em cada grupo devem ficar, necessariamente, 2 equipes que passaram em 1º na fase Preliminar, e duas que passaram em 2º. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para o Final Four. 
O Final Four é disputado num mesmo final de semana em uma sede única (sábado as semifinais, domingo as finais). 

Maior vencedor: Mladost Zagreb, da Croácia, com 7 títulos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os campeões de 2018 dos torneios em águas abertas

Mercado 2012: primeiras contratações Paineiras Projeto Futuro (atualizado)

Quem chega: Daniel Amorim [1993] (SESI); Rodrigo "Beisso" Siracusa [1993] (SESI); Matheus Anastasio [1994] (Pinheiros). OBS.: confirmadas também a permanência de Fábio "Binho" Arnoldi e a volta do centro Caio Braz. OBS.2: Ramiro Garcia também permanecerá, já Murício Lima foi mesmo para o SESI.

Troféu Brasil Masculino: Pinheiros campeão

SESI e Pinheiros repetem hoje a final da última Super Liga , na decisão do Troféu Brasil Masculino 2015 . Essa já era uma final esperada, pois os dois times são a base da atual Seleção Brasileira. A única surpresa dessa edição do Troféu Brasil foi a última colocação do Fluminense, clube mais vencedor do polo aquático brasileiro, tendo, inclusive, vencido as últimas nove edições do Troféu Brasil . Com a oitava colocação o Fluminense fica fora da edição 2015 da Super Liga , torneio em que é tricampeão. Confira baixo os resultados.