Pular para o conteúdo principal

Dicionário das Competições: Copa dos Campeões

Frequência – Anual (aproximadamente de dezembro a abril).

Histórico – A Copa dos Campeões é o equivalente, no polo aquático feminino, a Euro Liga no masculino. É o mais importante torneio de clubes do polo aquático feminino mundial. Sua primeira edição foi na temporada 1987/1988.

Formato – A Copa dos Campeões é composta de 4 fases: Classificatória, Preliminar, Quartas-de-final e Final Four. Podem se inscrever campeões e vices das Liga Nacionais europeias. Os campeões das Federações que tiveram equipes entre as quatro primeiras colocadas na edição anterior da Copa dos Campeões, entram diretamente na fase Preliminar (se houver menos de quatro, o Conselho da LEN decide o critério de classificação). Na fase Classificatória, as demais equipes (num máximo de 24) são divididas em quatro grupos, cada um com uma sede diferente. As equipes se enfrentam, em turno único, dentro dos seus respectivos grupos, num único final de semana. As 3 primeiras colocadas de cada grupo avançam a fase Preliminar, as equipes que terminarem em quarto, passam a disputar a fase Classificatória II do Troféu LEN. Na fase Preliminar, as 16 equipes (12 classificadas na fase Classificatória e as quatro campeãs das principais Federações), são divididas em 4 grupos de quatro, cada qual em uma sede. A divisão dos grupos deve obedecer ao seguinte critério: cada grupo deve conter uma equipe classificada diretamente, uma que ficou em 1º lugar na fase Classificatória, uma que ficou em 2º e uma que ficou em 3º. Equipes que ficaram no mesmo grupo na fase Classificatória devem, obrigatoriamente, ficar em grupos distintos na fase Preliminar. As equipes se enfrentam, em turno único, dentro de seus grupos, num mesmo final de semana. As duas melhores de cada grupo avançam as quartas-de-final. Nas quartas-de-final, o sistema é de play-offs em jogos de ida-e-volta, com os confrontos e o mando de jogo sendo decididos por sorteio. As quatro equipes vencedoras dos play-offs avançam para o Final Four, que é jogado numa única sede, num mesmo final de semana (sábado as semifinais e domingo as finais).

Maior vencedor – A equipe com mais títulos é o Orizzonte Catania, da Itália, com 8 conquistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os campeões de 2018 dos torneios em águas abertas

Mercado 2012: primeiras contratações Paineiras Projeto Futuro (atualizado)

Quem chega: Daniel Amorim [1993] (SESI); Rodrigo "Beisso" Siracusa [1993] (SESI); Matheus Anastasio [1994] (Pinheiros). OBS.: confirmadas também a permanência de Fábio "Binho" Arnoldi e a volta do centro Caio Braz. OBS.2: Ramiro Garcia também permanecerá, já Murício Lima foi mesmo para o SESI.

Troféu Brasil Masculino: Pinheiros campeão

SESI e Pinheiros repetem hoje a final da última Super Liga , na decisão do Troféu Brasil Masculino 2015 . Essa já era uma final esperada, pois os dois times são a base da atual Seleção Brasileira. A única surpresa dessa edição do Troféu Brasil foi a última colocação do Fluminense, clube mais vencedor do polo aquático brasileiro, tendo, inclusive, vencido as últimas nove edições do Troféu Brasil . Com a oitava colocação o Fluminense fica fora da edição 2015 da Super Liga , torneio em que é tricampeão. Confira baixo os resultados.