Pular para o conteúdo principal

Interfederativo 94: quem vai, afinal?

No boletim nº 255/12, a CBDA anuncia a realização do V Troféu Interfederativo Sub-18 (94) Masculino, para os dias 25 a 28 de outubro, em Manaus, no Amazonas. No boletim, que tem em anexo o regulamento (clique aqui), é informado que Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio de Janeiro e São Paulo participarão da competição, com as delegações tendo que custear apenas as passagens, uma vez que alimentação e hospedagem serão por conta da CBDA. Porém, até o momento, não observamos nenhuma indicação nos sites das Federações Cariocas e Paulistas de que essas seleções estarão presentes no Troféu.
A volta do Troféu Interfederativo com as participações de Rio e São Paulo foi uma ótima notícia para o polo aquático brasileiro, por vários motivos. A convocação e os treinamentos para uma seleção regional são fatores de grande estímulo para atletas nessa faixa etária, quando as exigências dos estudos começam a cescer e a rivalizar seriamente com o polo aquático. Da mesma forma, a convivência entre atletas em seleções regionais traz ótimos frutos para as Seleções Brasileiras de base, com os atletas se conhecendo melhor, desenvolvendo afinidades e amizades, e diminuindo as rivalidades clubísticas. Por fim, o Interfederativo, em especial nos moldes em que o atual foi apresentado, ataca diretamente uma das questões mais debatidas no polo aquático brasileiro, qual seja, a necessidade de um maior intercâmbio. É evidente que um Interfederativo na Região Norte, por si só, já é uma ótima ideia, porém, será lamentável se as duas maiores potências (tanto técnica quanto economicamente) do polo aquático brasileiro não comparecerem para compartilhar sua experiência com os outros centros. Aguardamos uma resposta (positiva) das Federações que estarão presentes em Manaus, no próximo mês.

Comentários

  1. Clodoaldo
    Me parece que teremos, apenas, 04 equipes: AM, CE, PE,RN não sei se SE confirmou. Rio e SP talvez só ano que vem. A idéia era fazer duas premiações. Após a primeira fase,uma melhor de 02 ou 3 jogos entre RJ e SP e uma semifinal e final com as demais equipes. Infelizmente, não vai dar. Fica para 2013.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os campeões de 2018 dos torneios em águas abertas

Mercado 2012: primeiras contratações Paineiras Projeto Futuro (atualizado)

Quem chega: Daniel Amorim [1993] (SESI); Rodrigo "Beisso" Siracusa [1993] (SESI); Matheus Anastasio [1994] (Pinheiros). OBS.: confirmadas também a permanência de Fábio "Binho" Arnoldi e a volta do centro Caio Braz. OBS.2: Ramiro Garcia também permanecerá, já Murício Lima foi mesmo para o SESI.

II OPEN SANTOS POLO OCEAN - Santos (SP)