Pular para o conteúdo principal

Londres 2012: masculino finais

CROÁCIA CAMPEÃ!
Depois de um Campeonato Europeu pífio, em janeiro, quando terminou em 9º lugar sem nem sequer passar da 1ª fase, a Croácia conquistou a inédita medalha de ouro olímpica. Essa conquista histórica tem um sabor especial para o treinador Ratko Rudic, não só pelo fato de estar no comando da Croácia, seu país natal (Rudic tem duas medalhas de ouro pela Iugoslávia e uma pela Itália), mas porque após o Europeu de janeiro, Rudic foi taxado de ultrapassado, além de ser acusado de não ter mais o controle do grupo. Não poderia ter dado melhor resposta, medalha de ouro com uma campanha perfeita, 8 vitórias em oito jogos.
A final foi uma partida entre duas seleções bastante parecidas em suas propostas de jogo, com sistemas defensivos muito fortes e um jogo cadenciado no ataque. No início, a Itália conseguia furar a defesa croata com muita movimentação, seus atacantes passavam na área constantemente, abrindo buracos na defesa. Porém, assim como aconteceu na semifinal, aos poucos a Croácia foi impondo seu ritmo, diminuindo a movimentação e a velocidade do jogo, e montando um verdadeiro paredão à frente de seu goleiro. Como a qualidade técnica da maioria dos seus jogadores é excelente, quando a Croácia consegue defender bem, invariavelmente vence a partida, pois seu aproveitamento no ataque é muito bom. Depois que passou à frente no placar, a Croácia não deixou mais a Itália encostar e, ainda no 3º quarto, a sensação era de que a medalha de ouro já estava definida.
Ao contrário do que se podia esperar, Montenegro e Sérvia entraram super motivadas para a disputa do bronze e acabaram fazendo um jogo espetacular. Muito equilíbrio no início, com as duas defesas marcando muito forte (dos 9 gols marcados no 1º tempo, sete foram em exclusões - 6 em jogadas de H+ e um de pênalti). No final do 2º quarto o jogo esfriou, as defesas relaxaram um pouco e os espaços para os arremessos do perímetro apareceram com maior frequência. Porém, da metade do 3º quarto em diante, o jogo pegou fogo. Os sérvios pareciam mais nervosos e passaram a desperdiçar vários ataques. Logo no início do último quarto, Montenegro abriu 3 gols de vantagem (11 a 8) e parecia ter o bronze nas mãos, porém, assim como no jogo contra a Austrália, os sérvios levaram o jogo para o território que eles mais gostam, ou seja, um jogo muito físico, ríspido, por vezes violento e, mais uma vez, conseguiram uma virada incrível. Num período de 5 minutos, fizeram uma sequência de 4 a 0 e viraram o placar. Nos últimos 11 segundos, depois de muita confusão e expulsões definitivas, Montenegro teve uma jogada de H+ para empatar, mas acertou a trave por duas vezes. A história de Pequim 2008 se repete, Sérvia bronze, Montenegro 4º.
Nas disputas de 5º e 7º lugar, a emoção ficou por conta das despedidas da geração tricampeã da Hungria e de Ivan Ernesto Pérez, centro cubano/espanhol de 41 anos, que foi homenageado pelos seus companheiros ao término da partida.
Andrija Prlainovic (SRB) foi o artilheiro da competição com 22 gols. Felipe Perrone (ESP) terminou em 5º lugar com 16 gols.


 Final 
Croácia 8 Itália 6
(1-2, 2-0, 2-1, 3-3)
Gols Croácia: Jokovic (3), Boskovic (2), Sukno, Barac e Buljubasic.
Gols Itália: Felugo (3), Giorgetti, Gallo e Presciutti.


 Disputa do bronze 
Montenegro 11 Sérvia 12
(2-3, 3-1, 5-4, 1-4)
Gols Montenegro: Ivovic (3), Zlokovic (2), Jokic (2), N. Janovic (2), Brguljan e M. Janovic.
Gols Sérvia: Filipovic (3), Pijetlovic (2), Nikic (2), Udovicic, Prlainovic, Mitrovic, Gocic e Raden.


 Disputa de 5º lugar 
Espanha 8 Hungria 14
(1-4, 2-3, 1-5, 4-2)
Gols Espanha: Minguell (3), Español (2), Perrone, Mallarach e Pérez.
Gols Hungria: De. Varga (2), Hosnyanszky (2), Biros (2), Kiss (2), Steimetz (2) Harai (2), Madaras e Da. Varga.


 Disputa de 7º lugar 
EUA 9 Austrália 10
(1-3, 2-2, 1-3, 5-2)
Gols EUA: Azevedo (2), Varellas (2), Bailey (2), Smith (2) e Hutten.
Gols Austrália: Miller (3), Campbell (3), Howden, Whalan, Beadsworth e Woods.


 Classificação Final 
OURO - CROÁCIA
PRATA - Itália
BRONZE - Sérvia
4º - Montenegro
5º - Hungria
6º - Espanha
7º - Austrália
8º - EUA
9º - Grécia
10º - Romênia
11º - Cazaquistão
12º - Grã-Bretanha

Comentários

  1. Eu já estava vendo isso desde o começo das Olimpíadas, depois que a Croácia venceu a Copa dos Campeões esse ano em cima da Espanha, eu já vinha apostando na Croácia , Mas vim torcendo era pra Itália por causa do Stefano Tempesti.

    Arthur Schz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os campeões de 2018 dos torneios em águas abertas

Mercado 2012: primeiras contratações Paineiras Projeto Futuro (atualizado)

Quem chega: Daniel Amorim [1993] (SESI); Rodrigo "Beisso" Siracusa [1993] (SESI); Matheus Anastasio [1994] (Pinheiros). OBS.: confirmadas também a permanência de Fábio "Binho" Arnoldi e a volta do centro Caio Braz. OBS.2: Ramiro Garcia também permanecerá, já Murício Lima foi mesmo para o SESI.

II OPEN SANTOS POLO OCEAN - Santos (SP)