Pular para o conteúdo principal

Liga dos Campeões da Europa: LEN altera o formato

A LEN (Ligue Européenne de Natation), apresentou o novo formato da Liga dos Campeões, principal competição de clubes da Europa no masculino, já valendo para a próxima temporada. Com a ameaça da criação da Superliga Europeia, uma iniciativa independente de 14 dos maiores clubes europeus, a LEN resolveu atender algumas das principais reivindicações dos clubes, entre elas, um maior número de jogos de alto nível. A próxima Liga dos Campeões terá 24 participantes, com a seguinte distribuição de vagas:
# os campeões das Ligas Nacionais da Sérvia, Montenegro, Hungria, Itália, Croácia, Espanha, Alemanha, Romênia, Holanda, Macedônia, Turquia e Grécia.
# os vice-campeões das Ligas da Sérvia, Montenegro, Hungria, Itália, Croácia, Espanha, Grécia e Alemanha.
# mais quatro vagas que serão decididas na Fase Classificatória que será disputada entre os dias 14 e 16 de setembro.
No caso de desistência de qualquer um dos campeões ou vices, o campeão da Rússia entra diretamente na Fase de Grupos.
A Fase de Grupos terá 4 grupos de seis equipes cada, com os times se enfrentando em turno e returno, o que já garante um total de 10 partidas disputadas por equipe. As quatro melhores equipes de cada grupo avançam para os play-offs.
Aparentemente, a crise deflagrada com a tentativa de criação da Superliga Europeia foi apaziguada, uma vez que, na semana passada em Zagreb, na Croácia, durante uma reunião que, inicialmente, estava programada para a elaboração de planos visando a implementação Superliga, foi fundada a Associação de Clubes Europeus, com o objetivo de cooperar com a LEN no desenvolvimento das competições. Fazem parte dessa Associação representantes do Pro Recco (ITA), Vasas (HUN), Eger (HUN), Szeged (HUN), Jug (CRO), Mladost (CRO), Primorje (CRO), Jadran HN (MNE), Primorac (MNE), Budva (MNE) e Barceloneta (ESP). Curiosamente, nenhuma equipe sérvia faz parte da organização. Contudo, a Associação é aberta a todos os clubes que quiserem participar.
Ainda no assunto Superliga Europeia, a LEN divulgou uma nota informando que abriu um processo disciplinar contra o presidente da Federação Croata de Polo Aquático, sr. Predrag Sloboda, que foi um dos precursores da ideia da Superliga (Sloboda é um dos principais aliados de Volpi, do Pro Recco).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os campeões de 2018 dos torneios em águas abertas

Mercado 2012: primeiras contratações Paineiras Projeto Futuro (atualizado)

Quem chega: Daniel Amorim [1993] (SESI); Rodrigo "Beisso" Siracusa [1993] (SESI); Matheus Anastasio [1994] (Pinheiros). OBS.: confirmadas também a permanência de Fábio "Binho" Arnoldi e a volta do centro Caio Braz. OBS.2: Ramiro Garcia também permanecerá, já Murício Lima foi mesmo para o SESI.

Troféu Brasil Masculino: Pinheiros campeão

SESI e Pinheiros repetem hoje a final da última Super Liga , na decisão do Troféu Brasil Masculino 2015 . Essa já era uma final esperada, pois os dois times são a base da atual Seleção Brasileira. A única surpresa dessa edição do Troféu Brasil foi a última colocação do Fluminense, clube mais vencedor do polo aquático brasileiro, tendo, inclusive, vencido as últimas nove edições do Troféu Brasil . Com a oitava colocação o Fluminense fica fora da edição 2015 da Super Liga , torneio em que é tricampeão. Confira baixo os resultados.