Pular para o conteúdo principal

SNL "detona" polo aquático

Na estreia do Saturday Night Live Brasil - versão brasileira de um dos programas humorísticos mais tradicionais e engraçados dos EUA -, no domingo passado (27/05), pela Rede TV!, o comediante Rafinha Bastos, que comanda o programa, escolheu o polo aquático como tema de um dos esquetes (assista mais abaixo).
Evidentemente, seguindo a linha "politicamente incorreta" do humor de Rafinha Bastos, o polo aquático, de um modo geral, e o polo brasileiro em especial, é "detonado" no esquete, sendo a sua prática e os seus praticantes a fonte de todas as "tiradas humorísticas" do quadro.
Para quem gosta de polo aquático, num primeiro momento, o quadro soa bastante ofensivo, mas conhecendo o histórico de Rafinha Bastos, não chega a surpreender. Passado o choque inicial, o que fica é apenas a sensação de um "sorriso amarelo", afinal de contas, se trata apenas de um quadro de humor, nada mais do que isso e, pior, de uma qualidade muita baixa. A sátira fica longe do humor ácido e divertido do SNL original e, até certo ponto, longe de outros trabalhos do próprio Rafinha Bastos. Como era esperado, o programa não foi bem recebido nem pelo público (audiência abaixo de 1 ponto - média de 0,8), nem pela crítica, como podemos ver por essa passagem da resenha do blog TVxTV, que reproduzimos agora. "Se na parte ao vivo o SNL Brasil acertou em todos os momentos, as esquetes ficaram muito abaixo das expectativas. Com tiradas sem graça, situações quase óbvias e momentos constrangedores, a maior parte das esquetes não conseguiu agradar nem chamar a atenção dos telespectadores. O humor ácido presente no texto do primeiro bloco foi substituído por um humor quase infantil e acabou afastando o público que esperava algo bem mais ousado."
No final das contas foi só mais uma piada ruim (na verdade, parece mais um quadro do Zorra Total do que do SNL).


Comentários

  1. O quadro mostrado pelo pretenso humorista Rafinha Bastos, satirizando o polo aquático, nos deixa as seguintes certezas:
    1. A distância que separa o polo aquático brasileiro dos demais pode ser bem menor do que a distância que separa o Rafinha dos grandes humoristas. Tanto ele como o nós temos que melhorar muito;

    2.Não parece ter sido uma matéria espontânea, até mesmo porque no próprio quadro ele diz, se não me engano, que o universo do polo tem 28 pessoas. Porque então foi escolhido o polo? Qual a relação que o público que assiste teria com o polo aquático? Será que ele acreditava que por seu programa ter uma audiência extremamente pequena ele escolheu um esporte também de audiência pequena? Parece ter tido o quadro uma intensão. Escolher o polo ao acaso não me pareceu ter sido a idéia do quadro;

    3. Mesmo sendo uma sátira, não devemos levar em consideração do ponto de vista de marketing negativo para a modalidade, devemos, sim, nos conscientizar que não temos no país uma cultura esportiva para o polo nem para outros tantos esportes e que reverter esse quadro é extremamente difícil.

    Dessa forma fica uma informação para o Rafinha. Em 2016, apesar de não ser através de uma classificação na água, estaremos nos Jogos Olímpicos do Rio. Espero que até 2016 o Rafinha esteja, mesmo que de forma indireta, também envolvido em um programa com um nível de audiência maior do que o de hoje. Acredito, entretanto, que ele tenha que levar em consideração e repensar as críticas e as sátiras destinadas a um público pequeno, mas mesmo assim formador de opinião. Hoje, já existem instituições de forte credibilidade investindo no esporte.

    Ricardo Cabral

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, uma piada pode ser boa ou ruim, original ou batida, sutil ou de mau gosto, mas é apenas uma piada. Eu acho q a CBDA deveria capitalizar esse episódio na mídia, colocando o nome do Rafinha Bastos em um de seus troféus e convidando-o para a cerimônia de premiação.
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Cabral e Clodoaldo, falar de um pretenso comediante é dar cartaz a quem não merece. Infelizmente, a televisão brasileira vive de mediocridades e essa é mais uma. Acho que a CBDA deveria mandar um repudio ao canal de TV e mais nada. Achei estranho fazer isso em um esporte de tão pouco conhecimento do público, concordando com o Cabral.Um abraço a todos
    Guerino Manfrini

    ResponderExcluir
  4. Isso é que nem as charges que se faziam em torno da seleção brasileira de futebol com o personagem "Cocada", o Tabajara FC, o "chororô" e por aí vai...

    Não nos cabe levar para o lado pessoal, nem "somatizar" a charge, mas sim ir adiante mostrando o talento e a disposição que sempre nos fizeram ser reconhecidos como os mais aguerridos do esporte. No mais, pergunte aos demais torcedores "desportistas", e ao próprio Rafinha, se é que conseguiriam jogar alguns "minutinhos" de quarto do water-polo. Jogam pelada de volei, futebol, tênis, peteca. Mas WATER POLO é pra quem QUER E SABE DAS COISAS. Não dá pra ser peladeiro.

    Sds aquapolistas.

    André Nicolas
    BROW
    Goleiro da Seleção Olimpica 1984 - Los Angeles

    ResponderExcluir
  5. concordo com todos comentários, acima e tenho mais a dizer, meus filhos fazem polo desdos nove anos e nem um dos dois tem qualquer problema de saude, fazem porque nasceram para ser campeões, já fizeram judo ,natação e ginástica artistica , todos com colocações de podium tem titulos paulista , nacionais,e internacionais lagaram tudo pelo polo hoje tem o titulo de campeões brasileiros, tenho muito horgulho desse meninos ,provavelmente faram facudade no esterior graças a esse esporte ,outra coisa eu não assisti o programa do Rafinha Bastos meu menino me mostrou acho que foi desnecessário o uso do polo , a politica pão e circo, é com o futebol, sei que esse pais tem graves problemas sociais e que tais bolsas não irão resolver o problema ,talves o esporte resolva é uma chance de futuro.

    ResponderExcluir
  6. Oi. Não sou do pólo aquático. Minha visão é que o esquete foi de extremo mal gosto e não foi engraçado.

    O Rafinha Bastos é bom em stand up comedy, no entanto a qualidade do roteiro e dos atores deixou nuito a desejar.

    Considerando a qualidade do q foi apresentado no SNL brasileiro, acho q o público em geral não levou a sério o q foi colocado ali.

    Jorge Henrique

    ResponderExcluir
  7. É muita frescura. Leva leve. Tá tudo muito politicamente correto. Uma m...

    ResponderExcluir
  8. O povo brasileiro é, por excelência, um povinho dodói. Prefere ouvir mentirinhas enfeitadas do que ouvir a verdade áspera, ainda que por meio de brincadeiras. Enquanto negarmos a verdade, seja ela dita por humoristas ou por especialistas, estaremos fadados à mediocridade.

    Aprendam com os americanos a fazer dos limões, limonadas, e agradeçam a exposição que um quadro de suposto 'mau gosto' deu ao polo aquático, coisa que nem os próprios atletas do esporte conseguiram fazer. Sejam inteligentes e contatem a emissora para que uma esquete seja feita com os próprios atletas da seleção de polo aquático, e não com atores. Riam dos seus próprios defeitos, pois se não os tivessem, teriam maior projeção e prestígio nesse esporte.

    Desejo sucesso ao polo aquático, e a qualquer outro esporte que nos tire a maldita estigma de "país do futebol", a qual nos faz passar vergonha nos quadros de medalhas em competições multi-esportivas.

    Daniel Borges (danthetommy@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  9. Concordo. Vim para nesse blog e procurei mais informações sobre o esporte depois de assistir ao programa. Piada é piada, algumas boas outras não, algumas são engraçadas para uma audiência e fracas para outra. Não acho que devemos levar piadas a sério.

    ResponderExcluir
  10. Caros senhores politicamente corretos

    Por que em vez de ficar de mimimi com uma PIADA. Vocês não prestam atenção no seguinte.

    Eu nem imaginava que a seleção tinha um time de pólo aquático. Só fiquei sabendo por culpa do Rafinha.

    Eu só estou aqui no seu site. Assim como muita gente. Por que o Rafinha fez uma PIADA.

    O senhor esta chorando como é normal em todos que se acham minoria pobre coitada (gays, negros e por ai vai) e que acham que a lei devia passar a mão na cabeça pra proteger por que não querem aceitar as diferenças e acham que tem que tratados de modo diferente dos outros. Aquela historia de "como sou minoria tenho que ter tratamento melhor que os outros". Se me chamam de gay não é só uma difamação. É um crime que tem que ser tratado de forma diferente de qualquer outro tipo de difamação porque sou minoria chorona.

    Se o pólo esta esquecido. Devia tentar aparecer na por conquistas, assim como a ginástica e o futebol feminino, e não por choradeira. Sinceramente depois dessa eu acho que o pólo aquático é um esporte elitista que não aceita criticas. Ninguém da bola pra esse esporte, e quando vocês conseguem um espaço mínimo ficam criticando. Piadas são feitas para se rir. Agora se vocês não tem a capacidade de rir de si mesmo paciência.

    Então agradeçam por estar saindo do limbo e aparecendo na midia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os campeões de 2018 dos torneios em águas abertas

Mercado 2012: primeiras contratações Paineiras Projeto Futuro (atualizado)

Quem chega: Daniel Amorim [1993] (SESI); Rodrigo "Beisso" Siracusa [1993] (SESI); Matheus Anastasio [1994] (Pinheiros). OBS.: confirmadas também a permanência de Fábio "Binho" Arnoldi e a volta do centro Caio Braz. OBS.2: Ramiro Garcia também permanecerá, já Murício Lima foi mesmo para o SESI.

Troféu Brasil Masculino: Pinheiros campeão

SESI e Pinheiros repetem hoje a final da última Super Liga , na decisão do Troféu Brasil Masculino 2015 . Essa já era uma final esperada, pois os dois times são a base da atual Seleção Brasileira. A única surpresa dessa edição do Troféu Brasil foi a última colocação do Fluminense, clube mais vencedor do polo aquático brasileiro, tendo, inclusive, vencido as últimas nove edições do Troféu Brasil . Com a oitava colocação o Fluminense fica fora da edição 2015 da Super Liga , torneio em que é tricampeão. Confira baixo os resultados.