Pular para o conteúdo principal

Taça Brasil Adulto Feminino: planilhas das finais

(foto: poloaquatico)
Postamos mais abaixo o link para acessar as planilhas da final e da disputa de 3º lugar da Taça Brasil Adulto Feminino. Essas planilhas nos foram enviadas pelo Coordenador de Seleções da CBDA, prof. Paulo Rogério "Beiçola", que as preparou informalmente. As planilhas contêm dados tais como o número de ataques que uma equipe fez durante a partida, o número de ataques finalizados, o percentual de acertos de chutes, o percentual de acerto de jogadas de H+, dados individuais de cada atleta etc.
Segundo Paulo Rogério, essa é uma versão simplificada da coleta de dados e cerca de uma dezenas de itens ainda podem ser incluídos. Ao analisarmos essas planilhas, a primeira coisa que vem à mente é, porque esse tipo de trabalho não é realizado regularmente pelos clubes e pelas Seleções? O polo aquático é um esporte que tem como grande diferencial o fato de ser praticado na água, o que dificulta e atrasa os deslocamentos, tornando o jogo extremamente mecânico, com o grau de improvisação sendo muito menor do que nos esportes praticados em terra. Nesse contexto, o tipo de informação transmitida por essas coletas de dados torna-se um aliado essencial, uma vez que as variáveis não são em grande número. Esportes como o vôlei, por exemplo, que em virtude de suas características também apresenta uma dinâmica extremamente mecânica, com pouca improvisação e reduzidas variáveis, já se utiliza há anos desse expediente estatístico na análise dos adversários e do próprio time. No polo aquático, pelo menos aqui no Brasil, essa prática ainda não vingou, apesar de ser de fácil execução (uma pessoa da comissão técnica pode tranquilamente fazer esse trabalho durante os jogos, munido apenas de uma planilha e uma caneta). Em se tratando das Seleções Brasileiras, é inexplicável que esse procedimento ainda não tenha sido oficialmente incorporado (assim como a gravação de todos os jogos da Seleção). Uma ressalva apenas, ao trabalho que Gilberto "Betão" Guimarães fazia por iniciativa própria, quando atuou como auxiliar-técnico da Seleção Júnior, que incluía uma coleta de dados incrivelmente completa, um verdadeiro raio-x de todas as jogadas da partida.

Clique aqui para acessar os dados de Pinheiros x Flamengo e Botafogo x Paulistano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os campeões de 2018 dos torneios em águas abertas

Mercado 2012: primeiras contratações Paineiras Projeto Futuro (atualizado)

Quem chega: Daniel Amorim [1993] (SESI); Rodrigo "Beisso" Siracusa [1993] (SESI); Matheus Anastasio [1994] (Pinheiros). OBS.: confirmadas também a permanência de Fábio "Binho" Arnoldi e a volta do centro Caio Braz. OBS.2: Ramiro Garcia também permanecerá, já Murício Lima foi mesmo para o SESI.

Troféu Brasil Masculino: Pinheiros campeão

SESI e Pinheiros repetem hoje a final da última Super Liga , na decisão do Troféu Brasil Masculino 2015 . Essa já era uma final esperada, pois os dois times são a base da atual Seleção Brasileira. A única surpresa dessa edição do Troféu Brasil foi a última colocação do Fluminense, clube mais vencedor do polo aquático brasileiro, tendo, inclusive, vencido as últimas nove edições do Troféu Brasil . Com a oitava colocação o Fluminense fica fora da edição 2015 da Super Liga , torneio em que é tricampeão. Confira baixo os resultados.