Pular para o conteúdo principal

Pré-Olímpico de Edmonton



O Pré-Olímpico de Edmonton, no Canadá, que definirá as últimas 4 vagas para o Torneio Masculino de Londres 2012, terá o sorteio dos grupos realizado em 19 de fevereiro, no Hotel Crowne Plaza, em Londres. A princípio são 12 seleções na briga pelas últimas quatro vagas: 5 da Europa (Montenegro, Alemanha, Grécia, Espanha e Romênia), 4 das Américas (Canadá, Brasil, Cuba e Argentina), 2 da Ásia (China e Japão) e 1 da Oceania (Nova Zelãndia). Contudo, ainda não é possível saber se todas as seleções com direito à vaga no Pré-Olímpico exercerão esse direito.
Vamos fazer abaixo algumas simulações de como ficariam as chaves do sorteio, com base nas especulações que circulam na internet.
O sorteio dos dois grupos será semi-dirigido, isto é, as equipes serão emparelhadas duas a duas em 6 chaves, obedecendo os critérios expostos a seguir, com as equipes de uma mesma chave indo, necessariamente, para grupos diferentes.
Critérios de emparelhamento: as quatro primeiras chaves serão estabelecidas a partir das colocações no último Mundial de Xangai. Na chave 5, ficarão uma seleção da Europa e outra das Américas, de acordo com o ranking do respectivo continente. E na chave 6, mais duas seleções de acordo com o ranking continental das Américas, Ásia ou Europa.

Hipótese 1
Chave 1: Espanha e Montenegro (5º e 7º no Mundial de Xangai)
Chave 2: Alemanha e Canadá (8º e 10º no Mundial de Xangai)
Chave 3: Japão e Romênia (11º e 12º no Mundial de Xangai)
Chave 4: Brasil e China (14º e 15º no Mundial de Xangai)
Chave 5: Grécia e Cuba (6º no Europeu e 4º no Pan)
Chave 6: Argentina e Nova Zelândia (5º no Pan e representante da Oceania)

Segundo informações que circulam na internet, é praticamente certo que Nova Zelândia e Cuba não deverão participar. Nesse caso, as chaves ficariam assim.
Hipótese 2
Chave 1: Espanha e Montenegro (5º e 7º no Mundial de Xangai)
Chave 2: Alemanha e Canadá (8º e 10º no Mundial de Xangai)
Chave 3: Japão e Romênia (11º e 12º no Mundial de Xangai)
Chave 4: Brasil e China (14º e 15º no Mundial de Xangai)
Chave 5: Argentina e Grécia (5º no Pan e 6º no Europeu )
Chave 6: México e Holanda (6º no Pan e 10º no Europeu)

Outro rumor forte é que o Kuwait já teria sido convidado, pois China e Japão também desistiriam.
Hipótese 3
Chave 1: Espanha e Montenegro (5º e 7º no Mundial de Xangai)
Chave 2: Alemanha e Canadá (8º e 10º no Mundial de Xangai)
Chave 3: Romênia e Brasil (12º e 14º no Mundial de Xangai)
Chave 4: Argentina e Grécia (5º no Pan e 6º no Europeu )
Chave 5: México e Holanda (6º no Pan e 10º no Europeu)
Chave 6: Colômbia e Kuwait (7º no Pan e 4º no Pré-Olímpico da Ásia)

Por fim, mais uma possibilidade é a não aceitação do convite por parte de Kuwait e Colômbia.
Hipótese 4
Chave 1: Espanha e Montenegro (5º e 7º no Mundial de Xangai)
Chave 2: Alemanha e Canadá (8º e 10º no Mundial de Xangai)
Chave 3: Romênia e Brasil (12º e 14º no Mundial de Xangai)
Chave 4: Argentina e Grécia (5º no Pan e 6º no Europeu )
Chave 5: México e Holanda (6º no Pan e 10º Europeu)
Chave 6: Venezuela e Macedônia (8º no Pan e 11º no Europeu)

Por enquanto são só especulações, até o dia 19 de fevereiro muita coisa ainda pode acontecer.
O sistema de disputa do Pré-Olímpico será de dois grupos de 6 seleções, com as equipes jogando dentro de seus respectivos grupos em turno único. Nas quartas-de-final, o 1º colocado de um grupo enfrenta o 4º colocado do outro, enquanto o 2º cruza com o 3º. Os quatro vencedores das quartas-de-final garantem vaga em Londres 2012.
Portanto, a Seleção Brasileira, além de sorte no sorteio, depende de uma boa preparação. O Brasil tem uma viagem de treinamento para a Croácia marcada para 23 de fevereiro, porém, até o momento, não foi divulgado nenhum cronograma de treinos, nem de convocação. É evidente que a conquista de uma vaga para Londres 2012 é uma tarefa dificílima, mas não é impossível, como provou o Canadá em 2008, quando com um time limitado mas bem treinado, surpreendeu a Romênia em Oradea e ficou com a vaga para Pequim 2008. Um sorteio favorável de nada adiantará, se o Brasil não chegar em Edmonton no auge de sua forma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os campeões de 2018 dos torneios em águas abertas

Mercado 2012: primeiras contratações Paineiras Projeto Futuro (atualizado)

Quem chega: Daniel Amorim [1993] (SESI); Rodrigo "Beisso" Siracusa [1993] (SESI); Matheus Anastasio [1994] (Pinheiros). OBS.: confirmadas também a permanência de Fábio "Binho" Arnoldi e a volta do centro Caio Braz. OBS.2: Ramiro Garcia também permanecerá, já Murício Lima foi mesmo para o SESI.

Troféu Brasil Masculino: Pinheiros campeão

SESI e Pinheiros repetem hoje a final da última Super Liga , na decisão do Troféu Brasil Masculino 2015 . Essa já era uma final esperada, pois os dois times são a base da atual Seleção Brasileira. A única surpresa dessa edição do Troféu Brasil foi a última colocação do Fluminense, clube mais vencedor do polo aquático brasileiro, tendo, inclusive, vencido as últimas nove edições do Troféu Brasil . Com a oitava colocação o Fluminense fica fora da edição 2015 da Super Liga , torneio em que é tricampeão. Confira baixo os resultados.