Pular para o conteúdo principal

Sobre o treinamento das seleções

O Supervisor Técnico e treinador da Seleção Masculina, Goran Sablic, nos enviou o artigo abaixo, explicando algumas das questões levantadas sobre o treinamento das Seleções.

"Desde 18/6 até amanhã (28/6) a Seleção Masculina está em treinamento no Rio, como parte da preparação para o Mundial de Xangai. Nesse estágio treinamos bastante a parte física e fizemos alguns amistosos com o Fluminense e com parte das Seleções 91 e 94. Amanhã à noite, no máximo na quarta-feira, vamos anunciar a lista definitiva de 13 atletas, já que ainda temos pendente a autorização da FINA para o Adrià atuar pelo Brasil. Os dias 29 e 30 serão de folga, e a preparação final com os jogadores selecionados acontecerá entre os dia 1 e 5 de julho, em Bauru, e de 5 a 10 em São Paulo. Embarcaremos para Xangai no dia 12/7.
De acordo com a nossa política, os treinos da Seleção são abertos e todos os jogadores podem participar. Portanto, jogadores da 91 e da 94, e alguns do Rio que não estavam entre os selecionados, participaram dos treinos. Algumas vezes treinamos todos juntos, em outras o Adulto treinou separado, já que, em certos treinos, tivemos em torno de 60 atletas presentes, e não é possível treinar como um grupo único, devido a falta de espaço. Mas foi ótimo ver tantos atletas querendo treinar, mesmo com treinos puxados e exaustivos que chegavam a durar 4 horas.
No planejamento da CBDA, o orçamento previa que os treinos oficiais das Seleções Juniores seriam apenas em julho e agosto, antes das competições. Contudo, minha intenção era também reunir a Seleção 91 no Rio agora em junho, para treinar com o time Adulto e disputar pequenos torneios, já que nossa equipe precisa fazer alguns jogos oficiais antes do Mundial. Infelizmente, não conseguimos arrumar alojamento para eles durante o feriado, portanto, nossa organização falhou e peço desculpas aos atletas, pois eu havia anunciado anteriormente esse treinamento. Mas as coisas não saem sempre como eu e a Comissão Técnica desejamos, por diversos motivos. Alguns poucos atletas de São Paulo estiveram presentes aos treinos. A política da CBDA não permite que os atletas banquem seus custos, política com a qual concordo plenamente, já que os atletas estão representando o país e a CBDA deve e está cobrindo as despesas relativas aos treinamentos e as competições. Dessa vez, eu, excepcionalmente, permiti que eles treinassem conosco. Alguns atletas da 91 jogam por times de São Paulo mas têm casa e famíia no Rio de Janeiro (“Cirilo”, Douglas, Anderson). Outros (“Binho”, Marcelo, Ricardo) decidiram passar o feriado no Rio de Janeiro e eu achei que não seria justo proibir que treinassem, uma vez que eles queriam treinar, porém foram avisados que viriam por sua conta e risco, e que a CBDA não se responsabilizaria por eles.
Todos os atletas 91 e 94 de times de São Paulo poderão participar dos treinos em São Paulo, quando faremos os testes de chutes para o 94, uma vez que os testes haviam sido adiados por causa do Campeonato Brasileiro. No dia 10 de julho anunciaremos a lista de 18 atletas de ambas as Seleções, 91 e 94, que continuarão a treinar ao longo de julho e agosto para seus eventos internacionais. Os locais e horários serão anunciados no site da CBDA."

Comentários

  1. Muito oportuno a colocação do técnico Goran Sablic ratificando a posição que a CBDA sempre adotou de não privilegiar ou discriminar qualquer atleta em qualquer situação. As oportunidades e igualdades de treinamento sempre serão iguais. A CBDA eleborou um planejamento junto com a Comissão Técnica e esse planejamento está sendo seguido. Existe um fato altamente positivo nesse episódio que deve ser levado em consideração.: Atletas estão comprometidos com treinamentos e dispostos a passar o feriado em outra cidade, arcando com custos, com objetivo de melhorar seu desempenho.
    Parabéns ao Goran e as Comissões Técnicas e parabéns, principalmente, aos atletas que entendem as limitações que temos em relação aos orçamentos pré-estabelecidos.
    Os treinamentos 94 e 91 terão início em Julho como planejado, e participarão, ainda, os atletas que não integrarão a lista dos 13 que irão a Xangai, mas que continuam na briga por vaga no Pande Guadalajara.
    Abraços
    Ricardo Cabral
    Supervisor Geral de Polo Aquático CBDA

    ResponderExcluir
  2. Goran

    Já conversamos muito sobre o assunto treinamento de seleções de base e tenho alguns questionamentos que gostaria de fazer:
    - Quando serão os testes da 94 e os treinos, aqui em São Paulo (categorias de base)serão comandados por quem?

    - Pq não se indica um técnico em São Paulo, nos mesmos moldes que ocorreu no feminino, ou seja, o Angelo na 91 com auxiliar paulista e na 94, se inverte. Assim téríamos um técnico em São paulo para atender aos convocados paulistas.

    - Como serão os treinos das seleções 91 e 94 em São Paulo, na sua ausência e do Bárbaro, que irão para Xangai. Só o Angelo para cuidar dos 36 atletas (SP e Rio)91 e 94?

    Sei que poderia ter conversado com vc por telefone, mas como o assunto interessa a todos os atletas de SP, resolvi perguntar por aqui.

    Grato

    Guerino Manfrini

    ResponderExcluir
  3. Guerino

    Desculpe-me intrometer na sua pergunta ao Goran. Estamos trabalhando com a opção de termos em São Paulo, o Frank em carater especial deslocado para treinamentos no masculino e o William já que ambos fazem parte da Comissão de Técnicos da CBDA. Teremos, ainda, o Betão ( técnico convidado), que está sendo indicado pela CBDA à CBDA como o técnico da Universíade,Lembre que teremos, ainda, uma concentração em Julho onde todos estarão reunidos.
    Por tanto teremos profissionais de grande qualidade atuando em São Paulo

    Abraços

    Ricardo Cabral

    ResponderExcluir
  4. Cabral

    Muito obrigado pela resposta.

    Quanto aos técnicos, só tenho elogios aos 3, apesar de sempre ter entendido que o Willian era preparador físico e não técnico. Quanto a qualidade deles, não posso dizer nada contra, pois são excelentes.

    O que gostaria de ver e isso só viria a fazer com que o polo crescesse era ter definido um técnico para treinamento do pessoal de base de SP. Como não existe uma definição sobre isso, enquanto o pessoal do RJ vai aos treinamentos do adulto, treinam com o Angelo, os de SP só treinam em seus clubes e não fazem uma trabalho em conjunto com o que é feito no RJ.

    O que mais quero é ver as equipes bem treinadas e participando dos torneios, fazendo grandes competições e até boas colocações.

    Torço e defendo esses garotos, pois todos têm mostrado uma vontade imensa em defender o selecionado nacional e nada melhor do que dar essa oportunidade a eles.

    Fico no aguardo do anúncios das atividades para a 91 e 94.

    Um grande abraço

    Guerino Manfrini

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhhhh................esqueci de algo importante.

    Betão, parabéns pela convocação para técnico da seleção da Universiade. Vc merece

    Abraços

    Guerino Manfrini

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os campeões de 2018 dos torneios em águas abertas

Mercado 2012: primeiras contratações Paineiras Projeto Futuro (atualizado)

Quem chega: Daniel Amorim [1993] (SESI); Rodrigo "Beisso" Siracusa [1993] (SESI); Matheus Anastasio [1994] (Pinheiros). OBS.: confirmadas também a permanência de Fábio "Binho" Arnoldi e a volta do centro Caio Braz. OBS.2: Ramiro Garcia também permanecerá, já Murício Lima foi mesmo para o SESI.

II OPEN SANTOS POLO OCEAN - Santos (SP)