Pular para o conteúdo principal

Cainã Ramos também comenta o Campeonato Norte/Nordeste Sub-21 (90)

Equipe do Santa Maria-PE, que participou da III Liga Nacional, no ano passado (foto: pernambucowp.blogspot.com)


Pedimos ao Cainã Ramos, atleta do Santa Maria, de Pernambuco, e um dos maiores entusiastas do polo aquático na região, que também nos enviasse suas considerações sobre o Campeonato Norte/Nordeste Sub-21 e sobre a situação do esporte por lá.


"Em ordem, o resultado e o nível técnico:

- Bom, acredito que era mais do que esperada uma final entre Ceará x Amazonas. Nosso time melhorou bastante, é verdade, mas mesmo assim não contava com reforços importantíssimos (Perrier, Arturzinho e Moura - eleito o melhor jogador do último Sub-21). Perdemos no primeiro jogo para a Paraíba que veio, como sempre, com um time bastante nadado e complicou quando jogamos 6 x 6. Mas na partida decisiva, marcamos pressão e conseguimos anular qualquer tentativa deles, contando claro com uma excelente atuação do nosso goleiro, nascido em 94. Na final, um jogo atípico na minha opinião. Mesmo com a recente experiência no eixo Rio/SP, os garotos que voltaram pro Ceará não conseguiram reagir ao conjunto de Manaus, que jogam juntos há pelo menos 6 anos. Ainda assim, acredito que os 2, ou melhor, os 4 podem melhorar MUITO. Com um maior intercâmbio e maior número de jogos por ano, o que ainda nos falta demais.

Atualmente, estou ajudando o Passarinho e o Boulitreau com os times de Pernambuco (em todas as categorias). Portanto, divido meu tempo de treino, com o de 'técnico' ou quase isso. E nossa maior dificuldade é MOTIVAÇÃO! Eles não têm. As meninas não têm. ATÉ OS ADULTOS, atuais campeões do Norte/Nordeste e participantes da Liga Nacional, estão sem treinar. Daqueles 15, 2 estão treinando pelo menos 2 vezes por semana. E tudo por que não tem perspectiva, não tem campeonato. O ÚNICO que eles têm em vista é em SETEMBRO, então quem vai querer treinar DESDE MARÇO para jogar UM torneio de 3 dias, PODENDO OU NÃO se classificar para outro? É muito difícil. Recentemente, tive uma conversa séria com eles, falando que a CBDA não cairia na 'besteira' novamente de nos colocar na chave de um time mais fraco no Rio (o caso do Tijuca que rendeu tanta polêmica ano passado). Então, precisaríamos treinar ainda mais e tentar marcar torneios com os times aqui perto. Aí sim, quando tivéssemos atropelando todos por aqui, saberíamos que TALVEZ tenhamos alguma chance de não levar uma surra dos menos estrelados no Rio (Flamengo e Tijuca).
Quanto a arbitragem do campeonato, tenho uma ligeira crítica ao árbitro FINA José Werner. Vi nele, um árbitro sem escrúpulos, que segue a regra como está escrita no papel. Mas por ignorância minha, acredito que nosso esporte ainda seja de MUITA interpretação. E foi isso que causou 'fundos e mundos' nos últimos tempos pelo Brasil. Não vi os outros árbitros da mesma forma que o Jefferson, por exemplo. Quanto ao Alex, de PE, sou muito suspeito pra falar, é meu amigo íntimo. Entretanto, foi BASTANTE elogiado pelo Cabral, o que o deixou mais motivado ainda a apitar em outros eventos. Junior, de Natal, está apitando muito bem, na minha opinião; um dos melhores e mais bem entendidos do assunto no N/NE. Analisando friamente, a arbitragem em todo país passou por maus momentos recentemente, e precisa SIM de uma renovação. E quem sabe não incluir o N/NE no 'Eixo Rio-SP' começando pela arbitragem?
No quesito organização, mais uma vez a CBDA, junto com o Cabral, fez um ótimo trabalho. Jogos que não atrasam, estrutura bem montada (agradecimentos ao Júlio, da Escola Naval) e árbitros bem alinhados com o evento. Sempre com muito respeito e tentando não excluir ninguém do processo. Já as perspectivas, destas eu tenho algo a falar:
Além da dita falta de jogo contra outros clubes (novos jogadores, novos goleiros, novos árbitros), nosso maior problema é a ESTRUTURA. E faltando a mesma, NÃO HÁ RENOVAÇÃO. Primeiro sofremos para encontrar um lugar pros meninos treinarem. Encontramos 2 locais disponíveis para a prática do esporte em Pernambuco hoje (Santa Maria e Náutico). Mas mesmo assim, PAGAMOS para treinar. Isso mesmo, cerca de R$ 300,00 em média, saem dos bolsos de 'alguém' para pagar os clubes que cedem o espaço pro nosso esporte. E aí, como teremos bolas? Gorros novos? Sungas padronizadas, como outros clubes do país? Ou alguém acha que nossos meninos não vêem a final da Taça Brasil com Fluminense e Botafogo utilizando roupões, sungas, toalhas, padrões etc. personalizados. E os pais desses novos atletas 'do futuro' nos perguntam: 'Por que vocês também não tem essa estrutura ou pelo menos parecida? Por que meu filho vai pro treino num clube longe, em dias de chuva, e divide 3 bolas com outros 16 meninos?' E o que podemos dizer? Venham treinar, é um esporte excelente, bastante saudável. Vejam vídeos!! Será que isso é suficiente? Será que adianta?
Que é difícil fazer o esporte no país, todos sabemos. Mas bem que podiam dar uma ajuda a quem TENTA FAZER com que não ACABE de vez o esporte na região. Nossa esperança agora é o Passarinho, que entrou no Conselho Técnico da CBDA. Quem sabe as propostas não contagiem todos do N/NE aos treinamentos e torneios. Pará, Manaus, Sergipe, Natal, Paraíba, Ceará, Bahia, Alagoas e Pernambuco.

Abraço, Cainã Ramos."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os campeões de 2018 dos torneios em águas abertas

Mercado 2012: primeiras contratações Paineiras Projeto Futuro (atualizado)

Quem chega: Daniel Amorim [1993] (SESI); Rodrigo "Beisso" Siracusa [1993] (SESI); Matheus Anastasio [1994] (Pinheiros). OBS.: confirmadas também a permanência de Fábio "Binho" Arnoldi e a volta do centro Caio Braz. OBS.2: Ramiro Garcia também permanecerá, já Murício Lima foi mesmo para o SESI.

II OPEN SANTOS POLO OCEAN - Santos (SP)