Pular para o conteúdo principal

Dicionário das Competições: Copa do Mundo

Frequência - 4 anos, com sedes diferentes para o Masculino e o Feminino.

Próxima edição - 2014.

Histórico – A Copa do Mundo FINA começou a ser disputada em 1979 e, nas três primeiras edições, a periodicidade era anual. A partir de 1981 passou a ser bienal, houve um intervalo de três anos entre a edição de 1999 e a de 2002 quando, então, passou a ser disputada de 4 em quatro anos.

Formato – O formato que vigora atualmente é o mesmo para o Masculino e o Feminino. São 8 participantes e a definição das vagas tem variado. Na edição de 2006, por exemplo, participaram os 8 primeiros colocados do Mundial 2005, já na edição 2010 todos os Continentes tinham direito a 1 vaga (a África abriu mão de suas vagas), junto com os 3 primeiros colocados do Mundial 2009.
As seleções são divididas em 2 grupos de quatro, jogando dentro dos seus grupos em turno único. A partir das quartas-de-final até a final, o sistema passa a ser de play-offs em jogo único. Nas quartas-de-final o vencedor de um grupo enfrenta o 4º colocado do outro, enquanto o 2º colocado cruza com o 3º. Os vencedores avançam para as semifinais e depois para a final. Os quatro primeiros colocados garantem vaga no próximo Campeonato Mundial.

Maiores vencedores – No Masculino, a Sérvia, como legítima herdeira da Iugoslávia e de Sérvia & Montenegro, é a seleção com mais conquistas: 4 ouros. Já no Feminino, a Holanda, com 8 ouros, é a principal vencedora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os campeões de 2018 dos torneios em águas abertas

Mercado 2012: primeiras contratações Paineiras Projeto Futuro (atualizado)

Quem chega: Daniel Amorim [1993] (SESI); Rodrigo "Beisso" Siracusa [1993] (SESI); Matheus Anastasio [1994] (Pinheiros). OBS.: confirmadas também a permanência de Fábio "Binho" Arnoldi e a volta do centro Caio Braz. OBS.2: Ramiro Garcia também permanecerá, já Murício Lima foi mesmo para o SESI.

Troféu Brasil Masculino: Pinheiros campeão

SESI e Pinheiros repetem hoje a final da última Super Liga , na decisão do Troféu Brasil Masculino 2015 . Essa já era uma final esperada, pois os dois times são a base da atual Seleção Brasileira. A única surpresa dessa edição do Troféu Brasil foi a última colocação do Fluminense, clube mais vencedor do polo aquático brasileiro, tendo, inclusive, vencido as últimas nove edições do Troféu Brasil . Com a oitava colocação o Fluminense fica fora da edição 2015 da Super Liga , torneio em que é tricampeão. Confira baixo os resultados.