Pular para o conteúdo principal

Liga Nacional de Polo Aquático (adulto) Resultados 1ª rodada (masculino) – Sábado (dia 26)


Aguardada com ansiedade por atletas, treinadores e dirigentes, a inédita Liga Nacional de Polo Aquático teve início neste sábado (dia 26), com a realização de quatro partidas nas cidades de Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ), válidos pela categoria masculina adulto. Organizado pela Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) a competição ocorrerá em um formato inovador, com a participação de oito equipes numa disputa de jogos de ida e volta, em turno e returno.
Na partida de estreia do novo torneio, jogando em casa, o Clube de Regatas Flamengo venceu o Clube Paineiras do Morumby por 8 a 5. Ainda no Rio de Janeiro, o Fluminense Football Club, atual campeão do Brasil Open, venceu o Club Athlético Paulistano por 15 a 11, enquanto no último confronto na capital carioca, Botafogo de Futebol e Regatas e Esporte Clube Pinheiros fizeram um duelo bastante equilibrado, com a vitória apertada dos paulistanos por 10 a 9.
Concluindo a rodada inaugural, na estreia do técnico Eduardo Abla, o Duda, pelo Clube Internacional de Regatas, o Sesi SP venceu a equipe de Santos, no litoral paulista, por 24 a 4. Para o presidente da Liga PAB, George Sanches, a rodada inaugural foi extremamente positiva e mostra como a modalidade poderá crescer com a inédita competição. “Percebemos uma grande motivação por parte de todos os envolvidos no polo aquático brasileiro, pois a partir de agora, os clubes poderão se organizar melhor e os atletas se prepararem para uma competição que não será apenas em um único final de semana e, sim, durante toda uma temporada”, explica Sanches.
Feminino e base
Para as mulheres, a Liga Nacional de Polo Aquático terá outro regulamento. Serão três torneios em datas distintas e mais um playoff final, que será realizado junto com a categoria masculina no mês de dezembro, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. A estreia das meninas acontecerá no próximo final de semana, entre os dias 1º e 3 de setembro, na piscina do Clube de Regatas Flamengo (RJ), com a participação de Club Athlético Paulistano (SP), Esporte Clube Pinheiros (SP) e SESI (SP), além das donas da casa.

Entre os mais novos, das categorias de base, o calendário da Liga PAB prevê as disputas em torneios de tiro curto nas categorias sub-13 (11 a 15 de outubro), sub-15 (25 a 29 de outubro), sub-17 (de 4 a 8 de outubro) e sub 20 (de 19 a 22 de outubro).
Sobre a PAB
A Liga PAB é uma Entidade Nacional de Administração do Desporto, constituída nos termos do art. 20, da Lei 9615/98 (Lei Pelé), com as prerrogativas insculpidas no inciso V do art. 13 do mesmo diploma, bem como as incumbidas da Justiça Desportiva, na Lei 10.891/2004 (Bolsa Atleta) e demais normas desportivas emanadas do Ministério do Esporte, criada pelos principais clubes brasileiros atuantes na modalidade.

Oficialmente constituída em 1º de março de 2016, a Liga busca o protagonismo de clubes, atletas e técnicos com foco no fomento do esporte em médio e longo prazo, evidenciando a visão coletiva que representa os interesses do polo aquático. Para maiores informações, acesse: www.ligapab.com.br.
Liga Nacional de Polo Aquático (adulto)
Resultados 1ª rodada (masculino) – Sábado (dia 26)
Flamengo 8 x 5 Paineiras (CRF – Rio de Janeiro)
Fluminense 15 x 11 Paulistano (FFC – Rio de Janeiro)
Botafogo 9 x 10 Pinheiros (BFR – Rio de Janeiro)
Internacional 4 x 24 Sesi (CIR – Santos)

Fonte: PAB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.