Pular para o conteúdo principal

Informação importante aos atletas





MINISTÉRIO DOS ESPORTES E CBC RECONHECEM COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PAB-28/04/2017 - 11:41 - Autor: PAB

O Ministério dos Esportes e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), consolidado como a principal entidade de fomento à formação de atletas no Brasil, reconheceram oficialmente as competições organizadas pela Liga Brasileira de Polo Aquático (Liga PAB).

A decisão do Ministério foi divulgada nessa terça-feira (25) pelo coordenador geral do programa, da secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Mosiah Rodrigues e beneficia atletas, contemplados no ‘Programa Bolsa Atleta’, que participaram de campeonatos promovidos pela Liga PAB em 2016.
Segundo o documento, “os atletas beneficiados deverão apresentar declaração da entidade nacional de administração do desporto à qual é vinculado, podendo esta ser a CBDA ou a Liga PAB, desde que neste caso se observe os ditames do §6º do artigo 20 da Lei Pelé”* (artigo descrito ao final).
Já em 2016 a Liga PAB solicitou ao Ministério dos Esportes apreciação de pleito, por meio do ofício (002/2016), para conceder aos jogadores inscritos os benefícios do Programa. Desde o ano passado cerca de 800 atletas já atuaram nos eventos da Liga PAB, onde mais de 60% destes recebem recursos por meio do Bolsa Atleta.
A Liga pretende agora realizar adesão ao Edital do Programa para contemplar atletas das equipes medalhistas em 2016, que poderão receber o benefício apenas no ano seguinte (2017) às suas conquistas, com a obrigação de se manterem em competições nacionais oficiais.
Já o CBC, ratificou publicamente o Edital de Chamamento de Projetos nº 7, o qual passa a beneficiar competições chanceladas por Ligas legalmente constituídas nos termos da Lei Pelé, caso da PAB. A proposta do edital prevê suporte financeiro à formação esportiva por meio de apoio a realização de competições esportivas nacionais de formação e a contrapartida de equipamentos para qualificação da prática desportiva.
“É com orgulho que divulgamos mais uma justa conquista. Contamos hoje com quase a totalidade de atletas do polo aquático brasileiro, dos principais clubes do país, em nossos campeonatos. Essa é uma conquista de todos”, destacou o presidente da Liga PAB, George Sanches.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É muito difícil!

Como é difícil gostar de polo aquático no Brasil! Não é a toa que entra ano, sai ano, não se consegue formar um público consumidor de polo. O público na arquibancada tem sempre a mesma configuração: parentes dos atletas e, às vezes, alguns atletas da base da equipe mandante. Raramente se vê alguém que foi ao jogo porque gosta de polo aquático e acompanha os campeonatos. Nem ex-atletas, nem mesmo os praticantes amadores, ninguém se sente atraído pelos campeonatos que acontecem no Brasil.

Celeiro de craques

De meados dos anos 1980 até boa parte dos anos 1990, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram palco de uma atividade muito intensa de polo aquático. Foi a época, por exemplo, do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, que reunia as equipes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; da Seleção Brasileira da 1ª Divisão, formada nos anos 1990; e de atletas como Maurício Bittencourt, do Pará, e Léo Vergara, da Paraíba, que fizeram parte da Seleção Brasileira principal. Contudo, do final dos anos 1990 em diante, parecia que o polo aquático havia desaparecido de forma definitiva nessas regiões. Porém, graças ao trabalho inovador e incansável de Hélcio Brasileiro, pioneiro nessa onda de blogs sobre polo aquático com seu Polo Aquático Ceará , e criador do Circuito Norte/Nordeste que, entre 2005 e 2007, voltou a colocar essas regiões de novo no mapa do polo aquático brasileiro, o polo ressurgiu com o mesmo vigor de décadas passadas. Um dos principais frutos desse ressurgimento foi o Náutico Atléti...

CBDA: convocação para treinamento

A CBDA, através do boletim nº 067/13, anunciou a convocação de 22 atletas para um período de treinamento, entre os dias 26/03 e 02/04. O treinamento no Rio de Janeiro será realizado na Escola Naval, a partir das 09:30h, enquanto em São Paulo será realizado no SESI Vila Leopoldina, a partir das 12:00h. Reproduzimos abaixo a lista da CBDA.